MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Bolsa de notícias

Em 30/04/2024 às 00:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Aplicativo Minha Empresa completa um ano

Há um ano, o governo gaúcho disponibilizava um aplicativo desenvolvido exclusivamente para a gestão de microempresas e empresas de pequeno porte optantes do Simples Nacional. Criado como parte do Receita 2030+, o Minha Empresa tem o potencial de beneficiar mais de 200 mil negócios. Ferramenta já registra 1.052 empresas cadastradas.

A solução digital busca facilitar o gerenciamento dos estabelecimentos, entregando informações na palma da mão para os empresários. Com base nos documentos fiscais, a ferramenta oferece gráficos e indicadores, emite alertas e ajuda os contribuintes a preencherem documentos que exigem maior conhecimento técnico. O objetivo não é a fiscalização, mas sim o fornecimento de dados para a administração dos negócios.

Em sua página principal, a ferramenta apresenta o total de compras e de vendas, que pode ser visualizado com mais detalhes na aba Operações. Em outras abas, é possível conferir os maiores fornecedores, os clientes mais assíduos e os produtos que a empresa comprou ou vendeu mais. Em todos os casos, é possível aplicar filtros e escolher a periodicidade.

O aplicativo conta com uma aba de avisos, na qual estão disponíveis informações sobre débitos vencidos, parcelamentos, programas de autorregularização, lembranças de datas, entre outros. Em alguns casos, são enviadas notificações, as quais dependem de autorização específica do usuário.

A plataforma oferece um documento que auxilia no preenchimento do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS), declaração obrigatória que deve ser entregue mensalmente à Receita Federal.

São fornecidas orientações disponibilizando o cálculo das atividades de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com base nas informações geradas a partir das notas fiscais emitidas pela empresa. O documento auxiliar é disponibilizado no décimo primeiro dia de cada mês, já que o prazo para envio do PGDAS termina no dia 20. Está em estudo a possibilidade de preenchimento do PGDAS a partir do próprio aplicativo.

Os donos dos negócios podem autorizar a utilização do aplicativo por outros funcionários ou prestadores de serviços, como contadores, por exemplo.

Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br