MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Você já pensou em fazer botox?

Em 04/05/2024 às 06:00h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Você já pensou em fazer botox? | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Já se fala em Botox há algum tempo. Mas sabia que aplicação de toxina botulínica não é indicada apenas para prevenir o aparecimento de rugas? A medida é, na atualidade, um dos tratamentos faciais mais realizados por mulheres e homens e apresenta como um grande benefício a reversibilidade da ação, uma vez que a toxina age por cerca de 6 meses na área tratada. Além disso, ela é extremamente segura e apresenta pouquíssimo risco para o paciente se o procedimento for realizado por um profissional com conhecimento, preparo e qualificação.

A toxina botulínica é uma substância biológica retirada da bactéria Clostridium botulinum, utilizada em aplicações para fins estéticos e dermatológicos, pois a substância é purificada e utilizada em aplicações em mínimas quantidades na face. É capaz de bloquear os sinais nervosos e reduzir as contrações musculares na região onde é injetada, contendo parte dos movimentos das estruturas faciais responsáveis pela formação de rugas, causando um efeito “rejuvenescedor”. 

Além de utilizada na intenção de amenizar linhas de expressão, como os pés de galinha ou o bigode chinês, suavizar rugas na testa e tornar a aparência da pele mais jovial, pode ser usada no tratamento de bruxismo, paralisia facial e enxaqueca. A substância, inclusive, tem sido utilizada no tratamento de diversas doenças, transtornos e distúrbios, inclusive os primeiros usos foram destinados para fins terapêuticos. 

Na década de 1970, o oftalmologista norte-americano Alan Scott, considerado o “pai do botox”, transformou a toxina em um medicamento quando começou a fazer pesquisas e testes com a substância para o tratamento de deficiências oculares graves. Na época, ele observou um “efeito colateral” curioso: a paralisia temporária de músculos faciais específicos, suavizando linhas de expressão ao redor deles. Isso despertou cada vez mais a atenção das pessoas nas décadas seguintes, e o uso cosmético do botox se popularizou em todo o mundo.

DIFERENTES BENEFÍCIOS

Enxaqueca: A enxaqueca é uma doença que se caracteriza por dor de cabeça latejante, em um ou nos dois lados da cabeça. Outros sintomas comuns são sensibilidade à luz, a cheiros e a barulho; náuseas; vômitos; sintomas visuais, como pontos luminosos; formigamento e dormência no corpo; e tontura. O tratamento com toxina botulínica é indicado em casos de enxaqueca crônica. O botox é aplicado em 31 a 39 pontos ao redor da cabeça; as sessões duram em média entre 15 e 20 minutos e são realizadas a cada três meses. A toxina interfere na comunicação entre o nervo e o músculo, inibindo a liberação local de neurotrans­missores relacionados à dor.

Hiperidrose: Ocorre quando as glândulas sudoríparas produzem mais suor do que o normal. Essa condição pode afetar qualquer parte do corpo, embora seja mais comum na região das axilas, mãos e pés. A aplicação da toxina botulínica na região da axila, bloqueiar a glândula sudorípar. Diminui bastante a sudorese e traz conforto para o paciente.

Bruxismo: É um transtorno em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente enquanto dorme. É algo involuntário e causa dores de cabeça e nos músculos do rosto, além de desgaste dos dentes e doenças nas gengivas. Neste caso a toxina é aplicada no músculo da mastigação, justamente para bloquear a força. O Botox, faz um relaxamento da musculatura fazendo com que não haja contração.

Paralisia facial: É o enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. Um dos sintomas mais comuns é a dificuldade para realizar movimentos simples, como franzir a testa, levantar a sobrancelha, piscar ou fechar os olhos, sorrir e mostrar os dentes. Nesses casos, como um lado do rosto fica diferente do outro, o tratamento com o botox pode ser indicado para suavizar essa assimetria.

Tanto no tratamento da paralisia facial quanto do bruxismo, é preciso haver muito cuidado para que a aplicação da toxina botulínica seja feita nos músculos certos. Por isso é importante consultar um profissional especializado.

Estética: Na estética, o tratamento é indicado para homens e mulheres a partir dos 30 anos: pessoas com menos idade podem realizar este tratamento facial, no entanto, é necessária a avaliação do profissional qualificado e a confirmação de que a aplicação pode ser feita.

  • Suavização das rugas de expressão: conforme abordamos anteriormente, as rugas de expressão são causadas por contrações musculares persistentes, como as que fazemos ao sorrir, falar, chorar, piscar, etc. Essas rugas podem aparecer somente quando fazemos alguma expressão facial ou, após os 40 anos, com a face em repouso. O objetivo da toxina botulínica será, para ambos os casos, suavizar essas marcas e retardar os efeitos do envelhecimento.
  • Suavização das rugas de colo e pescoço: essas rugas costumam ser visíveis e causar incômodo a partir dos 60 anos.

 

A aplicação de botox no rosto é um tratamento simples e rápido, durando cerca de 15 minutos, a depender da quantidade de aplicações, e deve ser realizada em consultório dermatológico, por uma médica especialista devidamente habilitada. Evite consultórios não especializados e evite a automedicação, busque sempre por ajuda especializada para realizar o procedimento. Isso garante que seu resultado seja bonito, natural e seguro.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br