MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Restauração da Catedral de São Sebastião tem novas tratativas

Empreitada está orçada em torno de R$ 220 mil e contribuições podem ser feitas por meio de chave Pix

Em 28/05/2024 às 13:07h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Restauração da Catedral de São Sebastião tem novas tratativas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

A restauração da Catedral de São Sebastião deve ter andamento nos próximos meses. O tema foi tratado na Secretaria de Cultura do Estado, pela coordenadora da comissão montada para atuar no projeto, a empresária Clori Peruzzo e a arquiteta Magali Collares, com o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Rubinho Oliveira. Na ocasião, foi explicado que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) exige outro tipo de projeto, pois igreja é tombada desde 1955 e deverá ser usado o mais recente projeto de revitalização com alterações.

Segundo Oliveira, após a reunião, que aconteceu em abril, todos os esforços, tando do Estado como da União, estão voltados para os patrimônios que foram afetados devido à chuva que assolou o Rio Grande do Sul, mas que a pauta de Bagé, posteriormente, voltará a ser discutida.

De acordo com Clori, a ideia é buscar, junto ao arquiteto que fez o projeto, em 2013, e atualizar para a realização de um restauro parcial e dos pontos mais urgentes. Ela salienta que a comissão está trabalhando nas arrecadações e o evento, que seria realizado no  dia 1º de junho, foi transferido, ainda sem data prevista. Também está sendo vendida uma rifa de uma moto, obtida através de uma parceria com a Honda. “Estamos disponibilizando uma pequena lojinha de produtos religiosos dentro da igreja, que permanece aberta das 14h às 18h”, salienta.

Clori ressalta que, agora, resta aguardar a atualização do projeto, o que deve demorar alguns meses ainda. “Acredito que está tudo encaminhado”, comenta. A campanha de restauração da Catedral de São Sebastião (S.O.S Catedral) iniciou em agosto de 2023. Até agora, já foram restaurados o Salão de Festas e o túmulo de Gaspar da Silveira Martins. A coordenadora da comissão frisa que, no momento em que o Iphan autorizar a obra, já será possível começar a trabalhar na igreja e também intensificar a campanha.

A última revitalização no prédio ocorreu há 13 anos e, anualmente, é realizada a manutenção. Porém, por se tratar de um patrimônio material, toda e qualquer intervenção necessita de liberação. O valor da revitalização custa em torno de R$ 220 mil e as contribuições podem ser feitas por meio da chave Pix CNPJ 87.416.665/0002-40.

A restauração de bens tombados, de acordo com o Iphan, demanda a solicitação para realização de obra. O trabalho deve respeitar a unidade do bem cultural, respeitando sua concepção original, os valores de tombamento e seu processo histórico de intervenções. A apresentação de um diagnóstico do estado de conservação, incluindo mapeamento de danos e análise dos materiais, do sistema estrutural e de agentes degradadores, está entre as exigências do processo de restauração de bens tomados como patrimônios nacionais.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br