Cidade
Com estoque baixo, Bagé terá captação de sangue do Hemopel no sábado
por Melissa Louçan
O próximo mutirão de coleta de sangue em Bagé será realizada pelo Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) no dia 6, no ambulatório da Santa Casa de Caridade. A assistente social do Hemopel, Cátia Schmidt, destaca a importância dessa ação devido ao baixo estoque de sangue, especialmente dos tipos O-, A-, AB- e O+.
Assim como nas últimas campanhas, serão distribuídas 100 fichas para doação, sendo 60 pela manhã e 40 à tarde. A situação atual é preocupante: o estoque de sangue O+ e O- está 95% abaixo do ideal, necessitando de doações urgentes. Esse déficit já compromete o atendimento em hospitais de Pelotas e de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha, que dependem do HemoPel.
Vale destacar que sem o estoque ideal, cirurgias eletivas e emergenciais podem ser adiadas, e transfusões de sangue regulares podem ser suspensas. O sangue é insubstituível e só pode ser obtido por meio de doações.
Condições para ser um doador
Para doar sangue, é necessário apresentar um documento de identidade com foto. No dia da doação, o candidato deve estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres podem doar a cada três meses, até três doações anuais.
Os doadores devem ser saudáveis, sem sintomas gripais, com idade entre 16 e 69 anos e peso superior a 50 quilos. Adolescentes de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais.
{AD-READ-3}Em caso de contato com pessoas com doenças transmissíveis, como Covid-19 ou Influenza, é importante aguardar um intervalo para confirmar que não contraiu a doença. Quem teve uma dessas doenças pode doar dez dias após ser considerado curado. Após vacinação, é necessário esperar: no caso da vacina da gripe e da CoronaVac, dois dias; para as demais vacinas contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.