MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aprovado projeto que institui Política de Educação Integral na rede municipal

Em 06/07/2024 às 12:10h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Aprovado projeto que institui Política de Educação Integral na rede municipal | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Arquivo JM

O projeto de lei que institui a política de educação integral nas escolas de ensino fundamental foi aprovado, na segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Bagé. O programa prevê assistência técnica e financeira para a implementação de matrículas em tempo integral, definido como igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais.

Segundo a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (Smed), Carmen Bueno, o programa teve início em abril e, primeiramente, priorizar os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, alunos com baixo rendimento escolar e escolas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social. "Atualmente, nove escolas estão incluídas no programa, beneficiando 321 alunos", informa.

Carmen explica que a política de educação em tempo integral será implementada por mediadores de aprendizagem, que receberão bolsas de ajuda de custo temporárias até 2025. Nos anos seguintes, as turmas serão atendidas por professores efetivos. Ela destaca que estão sendo oferecidas atividades complementares de Linguagem, Letramento, Matemática, Musicalização, Artes Marciais, Educação Ambiental e Expressão Corporal. "As turmas do 1º ao 5º Ano, especialmente aquelas com menos de 15 alunos por turma, terão prioridade, realizando atividades agrupadas conforme o espaço físico disponível", acrescenta.

Conforme a Lei, o currículo das Escolas de Tempo Integral deverá ser aprovado pela Smed e regulamentado junto ao Conselho Municipal de Educação. Este currículo incluirá atividades educativas diferenciadas nas áreas de Ciências, Linguagens diversas, Cultura, Lazer, Tecnologias, Multiculturalismo, preservação do Meio Ambiente, promoção da Saúde, Educação financeira, estudo do local e outras áreas do conhecimento, complementando os componentes curriculares já existentes para contribuir com o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br