Região
Região registra recorde de temperaturas negativas
por Giana Cunha
Esta terça-feira, dia 9, foi especificamente marcada pelo frio extremo. A Metsul Meteorologia destacou que a intensidade com que uma massa de ar polar atingiu Oeste o Centro, a Campanha e o Sul do Rio Grande do Sul "raramente se viu na história recente".
As mínimas negativas foram generalizadas e com valores muito abaixo da média histórica de temperatura. O motivo está relacionado com uma massa de ar extremamente fria que estava entre o Centro da Argentina, o Uruguai e a Metade Sul gaúcha, que causou também frio de intensidade incomum e rara de se ver nos países vizinhos, combinada com o céu limpo e o vento, que ocasionaram a fórmula perfeita para este resfriamento intenso.
A característica dessa massa polar, que estacionou nos últimos dias por aqui, é registrada comumente no inverno da Terra do Fogo, próximo à Antártida. De acordo com a Metsul, a menor temperatura mínima foi observada em estação meteorológica instalada numa baixada do município de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, onde os termômetros registraram a impressionante marca de 9,1ºC abaixo de zero, às 6h50 da manhã desta terça. O município tem se destacado com marcas expressivas de frio nos últimos dias.
E Bagé não ficou muito atrás disso. Os termômetros de rua chegaram a atingir a marca de - 9°C na região próxima ao Complexo do Militão e - 7ºC na rótula da Santa Tecla com Presidente Vargas. Oficialmente, dados da estação meteorológica bateram a marca de - 6°C
Veja a lista das dez cidades com temperaturas mínimas observadas nesta terça-feira no Rio Grande do Sul, em estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia, da Secretaria da Agricultura e particulares (PWS).
(Fonte: Metsul Meteorologia)
Pinheiro Machado: -9,1°C
Bagé: -6,0°C
Pedras Altas: -5,5°C
Santana do Livramento: -5,0°C
Dom Pedrito:-4,2°C
Quaraí: -4,0°C
Caçapava do Sul: 3,9°C
Uruguaiana: -3,9°C
Herval: -3,0°C
{AD-READ-3}Alegrete: -2,2°C
Santa Maria: -2,2°C