MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Prefeito de Aceguá adere ao Programa Cidades Sustentáveis

Em 16/01/2021 às 00:08h

por Redação JM

Prefeito de Aceguá adere ao Programa Cidades Sustentáveis | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Em reunião com secretário-executivo da Assudoeste, chefe do Executivo efetivou protocolo de cooperação / Foto: Divulgação

Em reunião com o secretário-executivo da Associação dos Munícipios da Região Sudoeste (Assudoeste Pampa Gaúcho), Cristian Becker, o prefeito de Aceguá, Marcus Vinícius Aguiar, do PSDB, aderiu ao Programa Cidades Sustentáveis. O chefe do Executivo efetivou o protocolo de cooperação, assinado em 2020, que visa estimular o desenvolvimento sustentável e aperfeiçoar o planejamento estratégico das gestões municipais.

O termo de cooperação prevê apoiar as cidades de Aceguá, Bagé, Candiota, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul na municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na implementação da Agenda 2030 em nível local, além de promover oficinas de capacitação aos(às) gestores públicos e técnicos(as) sobre os temas relacionados à Plataforma Cidades Sustentáveis.

Uma das novidades da iniciativa é a integração da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis com o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, alinhado com o Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia.

No início de 2021, novos módulos, ferramentas e funcionalidades serão incorporados à plataforma do Programa Cidades Sustentáveis. Eles envolvem temas como financiamento municipal, treinamento e capacitação, EAD, colaborações acadêmicas e privadas, leis, planos e políticas públicas.

O prefeito observa que Aceguá busca 'permanentemente a modernização da gestão, com economicidade, transparência, planejamento estratégico, monitoramento e avaliação das metas, promovendo a descentralizacão e tomadas de decisão em conjunto com a população'. “Da mesma maneira, iremos fortalecer a governança da nossa faixa de fronteira, junto às Intendências e Alcaldias, assim como estreitar as relações com os Ministérios de

Desenvolvimento Regional e Relações Exteriores, bem como o Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), acessando recursos e linhas de financiamento para execução de projetos binacionais”, projeta.

Becker reconhece a importância de Aceguá, uma das 32 cidades gêmeas espalhadas pelo território nacional. Ao assinar a carta-compromisso do programa, o prefeitura terá a disposição, uma plataforma completa de apoio à gestão e ao planejamento municipal, incluindo metodologias, ferramentas e conteúdos destinados a promover o desenvolvimento sustentável e, assim, melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

A plataforma possui indicadores alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um banco de boas práticas de políticas públicas nacionais e internacionais, além de diversos guias e módulos, entre os quais o de Planejamento Urbano Integrado e o de Participação Cidadã. Os materiais são disponibilizados gratuitamente pelo programa a prefeituras signatárias têm como premissas a redução das desigualdades, o enfrentamento às mudanças climáticas, a preservação do meio ambiente e a ampliação da transparência e participação social.

A campanha de adesão ao Programa Cidades Sustentáveis está sendo promovida em parceria com o Projeto CITinova, que também inclui a ampliação da plataforma do programa, e o apoio do Instituto Arapyaú. É uma iniciativa multilateral realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), gestão da ONU Meio Ambiente e execução de instituições coexecutoras (o Programa Cidades Sustentáveis, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, a ARIES/Porto Digital e a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal).

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br