MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Prefeitos da região defendem flexibilizações

Em 11/03/2021 às 08:10h

por Redação JM

Prefeitos da região defendem flexibilizações | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reconduzido à presidência da Assudoeste, Mário Augusto balizou decisão dos gestores | Foto: Divulgação

 

Os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste – Pampa Gaúcho) encaminharam, nesta semana, à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), uma solicitação para que e entidade interceda, junto ao governo estadual, para que restrições impostas para o combate ao coronavírus sejam flexibilizadas. O JM teve acesso ao encaminhamento

Inicialmente, o pedido, assinado pelos prefeitos de Aceguá, Marcus Vinícius Godoy de Aguiar, de Bagé, Divaldo Lara, de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy da Silva, de Candiota, Luiz Carlos Folador, de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, de Hulha Negra, Renato Machado, e de Lavras do Sul, Sávio Prestes, reconhece a situação crítica que está sendo vivenciada pela saúde no Rio Grande do Sul e garante entender que a vida e saúde são soberanos. “E, mais do que isso: compreende muito bem o papel e também as responsabilidades dos Prefeitos, enquanto gestores da coisa comum, de sobremaneira devendo contribuir no combate e no enfrentamento dessa pandemia”, frisa o documento.

Na sequência, a entidade composta por prefeitos alerta, porém, que “não podemos deixar de conectar a renda das famílias com o resguardo da saúde, da sustentabilidade das pessoas e da própria arrecadação municipal” e frisa que “posiciona-se em defesa da economia municipal, enquanto representantes de Municípios de interior, cujo comércio local não essencial é formado, em sua maioria, por empresas de pequeno porte, não comumente frequentadas por grande número de pessoas e, que, em condições normais, não há presença de grande público, capaz de gerar aglomerações e maior risco de disseminação viral”.

Para a Assudoeste, é “inegável concluir que esse tipo de comerciante, que não é responsável diretamente pelas aglomerações, acaba sendo punido mais drasticamente do que o dono do supermercado de bebidas (exemplo hipotético) que gera, em tese, mais aglomeração”. E frisa, “em razão disso, a Assudoeste – Pampa Gaúcho entende que o Decreto Estadual acaba prejudicando, com maior peso, os municípios interioranos”.

Reconduzido à presidência da Assudoeste, o prefeito de Dom Pedrito destacou que o pequeno empreendedor está sendo demasiadamente prejudicado e isso poderá comprometer a existência desses estabelecimentos e, consequentemente, ocasionar o empobrecimento da população e da região. "A Assudoeste posiciona-se no sentido de respeito à decisão do Governador, que busca agir de forma responsável, porém ressalta entendimento de que alguns critérios adotados pelo Governo do Estado não observam a realidade da nossa região. Diante disso, o pleito da Assudoeste - Pampa Gaúcho é no sentido de que as normas sejam flexibilizadas para a região, para que possamos – e não fugiremos dessa responsabilidade – enfrentar a proliferação do vírus no que realmente salvará a nossa região", frisou Mário Augusto.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br