MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Oficina literária de contos de Alcy Cheuiche está com inscrições abertas

Em 13/04/2021 às 00:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Oficina literária de contos de Alcy Cheuiche está com inscrições abertas | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cheuiche ensina técnicas e dá dicas de escrita inspirada na literatura de língua espanhola Foto: Luis Ventura

Um dos nomes mais conhecidos da literatura gaúcha, Alcy Cheuiche divide todas as suas técnicas e dá dicas em uma nova edição virtual da Oficina Literária de Contos, que ele realiza desde 2002. Desta vez, a oficina acontece em edição bilíngue, já que o autor propõe um mergulho de seis meses na cultura de vertente espanhola.

Cheuiche explica que a proposta da oficina é dialogar com um público abrangente, interessado em despertar e ordenar o seu processo criativo. "Vamos escrever contos inspirados em escritores e escritoras como Cervantes, Lorca, Machado, Gabriela Mistral, Gabriel García Márquez, Isabel Allende, Mario Benedetti, Violeta Parra, Pablo Neruda, Jorge Luis Borges, Eduardo Galeano, Mario Delgado Aparaín, mas também pintores e pintoras como Goia, El Greco, Velasques, Picasso, Salvador Dali, Frida Kahlo, cineastas como Buñuel, Pedro Almodovar, Carlos Saura, arquitetos como Gaudí, musicistas como Pablo Cassals, Paco de Lucia”, explica.

Os encontros acontecem até agosto, às terças-feiras, das 10h às 12h. Ao final, será publicada uma coletânea de contos bilíngues em português/espanhol para ser lançada no Brasil e em países de língua espanhola, começando pelo Uruguai.

"Um conceito que trabalhamos com ênfase nas aulas de criação literária é a hiperestesia, ou seja, o uso dos cinco sentidos na narrativa ficcional. O leitor, frente a frente com a narrativa, dispõe apenas das palavras para formar em sua mente as imagens do ambiente, dos personagens, da ação. Desta forma torna-se indispensável que sejam escritas palavras que lhe transmitam cores, sons, odores, sabores, sensações táteis", observa. Outras técnicas abordadas durante as aulas são foco narrativo, uso correto do tempo verbal, discurso direto e indireto, entre outras.

Alcy Cheuiche é autor de romances, poesias, crônicas e teatro. Tem mais de trinta obras publicadas, algumas delas traduzidas para o espanhol, alemão, inglês e francês. Dedica-se principalmente ao romance, em especial ao histórico, tendo retratado personagens da maior relevância, como Santos Dumont, João Cândido - O Almirante Negro, Tamandaré, Sepé Tiaraju, Octávio Correia, o herói civil do 18 do Forte de Copacabana. Foi patrono da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre (2006).

Informações e inscrições para a oficina podem ser obtidas pelo e-mail helena.rilho@yahoo.com.br ou (51) 99703-8175 com Ana Helena Rilho.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

plantao@jornalminuano.online
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

comercial@jornalminuano.online
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

central@jornalminuano.online