MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Cirurgião oncológico, Francisco Paixão atende no CIOM e em clínica particular em Bagé

Em 17/04/2021 às 15:15h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Cirurgião oncológico, Francisco Paixão atende no CIOM e em clínica particular em Bagé | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cirurgião divide seu tempo de atendimentos entre Bagé e Pelotas Foto: Divulgação

Lutar contra um câncer pode ser exaustivo e sempre requer coragem, determinação e esperança. Mas além do preparo emocional que tange ao paciente, ter o acompanhamento de um médico com experiência na área e conhecimentos abrangentes e atualizados, fazem toda a diferença. E é isso que o cirurgião oncológico Francisco Paixão disponibiliza aos pacientes.

Com mestrado em Ciências Cirúrgicas e, atualmente, atuando como responsável técnico do Centro Integrado de Oncologia e Mama (CIOM) da Santa Casa de Bagé, o cirurgião atende, também, em clínica particular na Rainha da Fronteira. Formado em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), tem residência médica em Cirurgia Geral pela UCPel/Hospital Universitário São Francisco de Paula  e em Cirurgia Oncológica pela UFRGS/Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Atuou, também, no Serviço de Atendimento em Urgência e Emergência (SAMU) de 2011 a 2013, além de atender, como plantonista, no setor de urgência e emergência nos hospitais: Beneficência Portuguesa de Pelotas, UNIMED Pelotas e Pronto Socorro Municipal de Pelotas. 

O médico explica que, após concluir o mestrado, permaneceu atuando no hospital Moinhos de Vento e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) por alguns meses. Contudo, desejava retornar a região sul do estado. “Minha vontade sempre foi de retornar às minhas origens e poder aplicar meus conhecimentos, fruto de anos de estudo, em minha região”, relembra. Assim, o médico retornou a sua cidade natal, Pelotas, e retomou os atendimentos no Pronto Socorro de Pelotas. Já o ano de 2020 foi o start para seu consultório particular. Pouco depois, surgiu o convite para assumir o setor de cirurgia oncológica do CIOM, em Bagé, desafio prontamente aceito por ele. 

Atualmente, o cirurgião oncológico divide seu tempo entre Pelotas, onde é contratado como cirurgião geral do Pronto Socorro de Pelotas, e Bagé, onde atua como responsável técnico do CIOM da Santa Casa e em consultório particular.

O que faz um cirurgião oncológico?

Cirurgia oncológica é o campo do tratamento do câncer que se concentra na cirurgia para diagnosticar, estadiar e tratar diversos tipos de câncer.  O cirurgião oncológico normalmente trabalha com uma equipe multidisciplinar para combinar a cirurgia com outras terapias e procedimentos no combate ao câncer.

Paixão explica que após a conclusão da residência em Cirurgia Geral, que tem a duração atual de três anos, o profissional realiza uma nova residência médica, de mais três anos, na qual se especializa no tratamento cirúrgico para diversos tipos de câncer, incluindo tumores avançados e complexos.  A formação também inclui a utilização de cirurgias paliativas para controlar a dor, aumentar o nível de conforto e melhorar a qualidade de vida do paciente. “Pelo fato de o paciente oncológico ser um paciente bastante complexo, os oncologistas cirúrgicos normalmente trabalham com outros membros da equipe - incluindo nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, como forma de oferecer um tratamento humanizado e multiprofissional ao paciente”, explica o cirurgião.

O trabalho do médico pode ser acompanhado através das redes sociais - no Instagram, no perfil @drfranciscopaixao. Já o agendamento de consulta particular deve ser realizado através do telefone  (53) 999503372.

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

plantao@jornalminuano.online
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

comercial@jornalminuano.online
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

central@jornalminuano.online