MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

População de Pinheiro Machado define, hoje, quem comandará a Prefeitura

Em 04/07/2021 às 12:57h

por Redação JM

População de Pinheiro Machado define, hoje, quem comandará a Prefeitura | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Jaqueline Muza

Em clima tranquilo e praticamente sem filas, a população de Pinheiro Machado está indo às urnas, neste domingo, dia 4, para eleger seu futuro prefeito. O pleito suplementar é um dos dois realizados na data, no Rio Grande do Sul, para estabelecer os comandos de Executivos Municipais após os eleitos, em 2020, terem seus registros indeferidos por órgão colegiado - a outra eleição ocorre na cidade de Putinga.

Em Pinheiro Machado, sede da 35ª Zona Eleitoral, concorrem ao executivo municipal os candidatos Danubio Fernando Vaz Peres (PDT/Coligação A FORÇA DO POVO É O RUMO NOVO) e Ronaldo Costa Madruga (Coligação PSB-PP-MDB). Ambos, aliás, já se dirigiram às urnas e votaram pela manhã.

Vale mencionar que a legislação eleitoral determina que sejam realizadas novas eleições quando o candidato mais votado no pleito para o Executivo tiver registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral de forma definitiva. Foi o que ocorreu em Pinheiro Machado, com Carlos Ernesto Betiollo, do PSDB, em 2020.

A reportagem do JM está em Pinheiro Machado acompanhando a votação. Em entrevista, o chefe do Cartório, Alexander Mendonça, disse que o movimento é tranquilo junto às 37 urnas espalhadas entre as zonas urbana e rural. Conforme ele, apenas uma denúncia de boca de urna foi relatada até o momento e o órgão acompanha a situação, no sentido de garantir a regularidade do pleito.

Além da atuação dos juízes eleitorais de cada uma das Zonas, as eleições são acompanhadas por magistrados do Pleno e equipes de servidores das secretarias do Tribunal. Em Pinheiro Machado, há a presença do vice-presidente e corregedor do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch.

Orientações Sanitárias

As instruções de prevenção ao contágio pelo Covid-19 seguem os mesmos protocolos sanitários instituídos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elaborados conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e utilizados nas eleições gerais de novembro de 2020.

O cidadão deve seguir as normas de distanciamento social e evitar o contato físico. A recomendação é que seja mantida a distância mínima de um metro entre os eleitores.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br