MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Congrega Urcamp: “Educação e Ciência para um mundo em reconstrução”

Em 30/10/2021 às 00:00h

por Redação JM

Congrega Urcamp: “Educação e Ciência para um mundo em reconstrução” | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Jeferson Vainer/Especial JM

Por Mariana Bond
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp
Com a colaboração dos participantes da “Sala de Redação – Jornalismo no Congrega”

A 17ª edição do Congrega Urcamp iniciou na última segunda-feira, 25, e será encerrada neste sábado, 30, novamente em formato virtual. Com o tema “Educação e Ciência para um mundo em reconstrução”, o maior evento científico da metade sul contou com 745 inscritos e envolveu acadêmicos, professores, instituições de ensino visitantes e a comunidade.

A abertura do evento foi realizada pela reitora do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) Lia Quintana, a diretora acadêmica do Congrega, Jane Vilaverde, e a coordenadora geral do evento, Anabela Silveira de Oliveira. Ainda na noite de segunda-feira, 25, a cerimônia contou com a palestra “O papel da universidade num mundo em reconstrução”, ministrada pelo vice-reitor da PUC-PR, Dr. Vidal Martins e mediada pelo reitor da UniAmérica, Ryon Braga.

Além do número expressivo de inscritos, o Congrega contou com 228 trabalhos submetidos, 10 oficinas, 20 mesas temáticas e três palestras por noite durante os cinco dias. As atividades foram distribuídas entre os eventos que fazem parte da programação do congresso. Promovido há 17 anos ininterruptos, o evento busca atender às demandas do Projeto de Pesquisa Institucional da Urcamp, assim como divulgar trabalhos acadêmicos que envolvem ensino, pesquisa e extensão.

“O Congrega Urcamp é uma verdadeira janela por onde a nossa instituição dialoga com a pesquisa, a extensão e com o ensino, mas com a face voltada para a comunidade. É na nossa região que atuamos, resolvemos problemas e nos colocamos à disposição para enfrentarmos os desafios do futuro. O Congrega é a vitrine onde mostramos isso para os demais públicos. E quando o Congrega oferece um tema que fala de um mundo em reconstrução, significa dizer que nosso empenho regional é muito semelhante aos grandes desafios mundiais advindos, entre outras origens, da própria pandemia. Temos que mostrar nossa produção, debater, descobrir novos conceitos e alinhar propostas de crescimento que passam pela melhor produção e utilização do conhecimento. O nosso orgulho fica ainda maior porque sabemos o quanto foi difícil manter um evento dessa magnitude com o período de distanciamento, mas isso nos permite reunir uma grande área de abrangência e uma gama ampla de estudantes que vão do ensino fundamental, médio, graduação até à pós-graduação. Isso é o Congrega”, afirmou a reitora Lia Quintana.
 
17ª Mostra de Iniciação Científica
O evento teve como objetivo divulgar os resultados da produção técnico-científica de estudantes de graduação que desenvolvem atividades de pesquisa, e contribuir para a formação de recursos humanos e incentivo às carreiras. Ao total, durante a 17ª MIC foram apresentados 97 trabalhos, divididos em salas temáticas.

Confira os trabalhos premiados com o 1º lugar de suas categorias: Avaliação e cuidados com o neonato equino: revisão de literatura (Ciências Agrárias); Composição nutricional de pão integral adicionado de farinha de beterraba (Ciências da Saúde); A aposentadoria da pessoa transgênero no Brasil (Ciências Sociais Aplicadas); A aplicabilidade do projeto de pesquisa metodologias ativas para o ensino de história e área de humanidades sob a perspectiva da confecção de materiais (Ciências Humanas); Estresse oxidativo tem papel central na gênese de doenças crônicas (Ciências Biológicas).
 
15ª Mostra de Projetos Comunitários, de Extensão e Integradores
As apresentações foram realizadas ao longo da manhã de terça-feira, 26, com salas temáticas visando divulgar atividades de caráter comunitário e de extensão, produzidos em diferentes instituições. A Mostra prevê a integração e divulgação de projetos desenvolvidos na comunidade e projetos de Extensão Universitária como os projetos integradores instituídos semestralmente nos cursos.
 
17ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa
Um dos eventos fundadores do Congrega, a 17ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa reuniu 31 trabalhos apresentados, entre as áreas da educação, direito e engenharia. Os trabalhos vencedores do 1º lugar de suas categorias foram: Relações entre inovação e metodologias ativas nos mapas conceituais (Ciências Humanas – Educação); Efeitos da naturalização: o brasileiro nato, a naturalização no estrangeiro e a possibilidade de sua extradição (Ciências Sociais Aplicadas); Alternativas de extratos naturais em cosméticos: uma visão geral das oportunidades e desafios (Engenharias).
 
15ª Mostra de Iniciação Científica Júnior
O evento tem como objetivo trazer à luz e à integração os trabalhos de estudantes em processo de pesquisa científica que estão sendo desenvolvidos nas escolas de Ensino Médio e Técnico, de modo a incentivar a continuidade desses projetos e o engajamento de novos estudantes. O trabalho premiado com o 1º lugar da Mostra foi: “Impacto da pandemia nos estudantes”.
 
7º CineCamp
Na quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, foi promovida 7ª edição do Cinecamp, festival de curta-metragem produzido por alunos dos colégios da Urcamp, com o objetivo de promover obras audiovisuais produzidas por estudantes e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero. O Festival foi apresentado pela professora Dioneia de Macedo, organizadora do CineCamp, e contou com 22 filmes na mostra competitiva, sete na mostra livre e apresentações artísticas. O CineCamp foi encerrado com as premiações, confira os ganhadores:
·         Prêmio Especial do Juri – “Aquele tapa no visual”: Alice no país das maravilhas
·         Prêmio Especial do Juri – “Futuro promissor na arte cinematográfica”: Eles Mentem
·         Prêmio Especial do Juri – “Conjunto da Obra”: Helena Maia e Luiza Irulegui por Noites Tropicais
·         Prêmio Especial do Juri – “Quem conta um conto aumenta um ponto”: Hamlet
·         Prêmio Especial do Juri – “Temática original”: Uma manhã de ensino remoto
·         Prêmio Especial do Juri – “Texto autoral”: Alma
·         Melhor Ator: Luiz Henrique da Silva Moraes - Filme A descoberta do Passado
·         Melhor Atriz: Maria Laura Alvarez - Filme Eles Mentem
·         Melhor Roteiro: O futuro do planeta
·         Melhor Arte: Piel
·         Melhor Filme: Homenagem aos professores
 
Oficinas, palestras e demais atividades
Ao longo do Congrega 2021 foram ministradas dez oficinas entre a segunda-feira, 25, e quarta-feira, 27. E foram promovidas palestras durante todas as noites do evento, distribuídas em eixos temáticos (saúde, educação e inovação, sustentabilidade e transformação digital).

O evento de encerramento da 17ª edição do Congrega será a primeira apresentação virtual do ano do Sarau Noturno, projeto cultural da Urcamp. A exibição será realizada hoje às 19h, diretamente no canal Sarau Noturno no YouTube. O projeto explora os recursos audiovisuais contando histórias das personalidades, imaginários e simbolismos expressos entre o espaço cemiterial da Santa Casa de Caridade de Bagé.
Todas as premiações e demais informações sobre o 17º Congrega Urcamp podem ser conferidas no site da Urcamp (Link: https://urcamp.edu.br/).
 
Congrega 2022
Após mais uma edição de sucesso, a coordenadora do evento, Anabela Silveira de Oliveira, ressalta que o Congrega ultrapassou fronteiras e foi ressignificado de forma inovadora. "Neste ano tivemos um novo modelo de apresentações nas Mostras de Iniciação Científica, através das mesas temáticas e vídeos de divulgação científica e isso foi bastante aceito pela nossa comunidade interna e externa. Tivemos a participação de todos e foi muito gratificante para Urcamp. Além disso tivemos a colaboração de diversos palestrantes regionais e de outros estados brasileiro”, destacou.

De acordo com Anabela, a organização para o Congrega 2021 foi intensa, iniciando em março com muito trabalho, mas assim foi possível fazer um evento incrível. “Ainda não terminamos o 17° Congrega, mas já tenho algumas ideias boas para o próximo, como a oferta de minicursos de oito a 20 horas e um salão de premiação com apresentação dos trabalhos premiados”, adiantou a coordenadora do Congrega.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br