MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Região registra aumento gradativo nos casos de Covid-19

Rainha da Fronteira conta com 286 casos ativos

Em 15/01/2022 às 07:30h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Região registra aumento gradativo nos casos de Covid-19 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Número de casos positivos cresceu em Bagé / Foto: Tiago Rolim de Moura

Os municípios da região têm registrado aumentos gradativos nos registros de casos de Covid-19. Bagé, por exemplo, no primeiro dia de 2022, contava com 66 pessoas em isolamento. Na manhã de sexta-feira, o número chegava a 284 pessoas em isolamento em casa e duas em leitos clínicos. Em treze dias, o município registrou 371 casos positivos. A cidade também registrou um óbito associado ao novo coronavírus.

A situação é parecida em outros municípios da região. Dom Pedrito contava, no início do ano, com 22 casos ativos. Agora o número de infectados chega a 209. Em Aceguá, no dia 3 de janeiro, o número de caos ativos era sete, e, no dia 13 janeiro, chegou a 27. Hulha Negra subiu de quatro pessoas para 22 pessoas contaminadas.

Uma reunião com todos os comitês das regiões Covid, do sistema 3As, com o qual o governo do Estado gerencia a pandemia no Rio Grande do Sul, foi realizada na quinta-feira, 12. Participaram membros dos grupos de trabalho Protocolos e Saúde, além de técnicos da Secretaria da Saúde.

Nos últimos sete dias, a média semanal de casos confirmados no Rio Grande do Sul cresceu mais de cinco vezes, passando de 81,9 para 411,5. Há também um aumento do número de internados em leitos clínicos, ainda que em menor proporção do que o crescimento de casos confirmados. Atualmente, há 603 leitos clínicos ocupados por pacientes com quadro confirmado ou suspeito de Covid-19; em 2 de janeiro, eram 297.

Um dos encaminhamentos da reunião foi a elaboração de um ofício, por parte do governo do Estado, ao Ministério da Saúde, solicitando a manutenção do custeio de leitos clínicos e de UTI para o tratamento da Covid-19. A intenção é evitar o colapso no sentido da falta de leitos. O ministério anunciou, em dezembro, que deixará de custear os leitos Covid a partir de 1º de fevereiro.


Definições

Durante o encontro, foi acordado que os comitês regionais devem realizar reuniões separadamente para discutir medidas que possam ser adotadas em cada uma das regiões, conforme a autonomia dos municípios estabelecida em decreto.

Por enquanto, Candiota foi o único município a definir os novos procedimentos. O município deve seguir as normativas do estado quanto ao tempo de isolamento, mas a avaliação será individual. “O tempo irá variar caso a caso. A equipe irá definir se isolamento será de 5, 7 ou 10 dias, dependendo do caso”, afirmou o secretário de saúde, Fabrício Moraes.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br