MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Aprovada proposta para implantação do programa Escola Cívico-Militar em Dom Pedrito

Em 11/02/2022 às 17:35h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Aprovada proposta para implantação do programa Escola Cívico-Militar em Dom Pedrito | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Dom Pedrito realizou, na sexta-feira, dia 11, uma Audiência Pública para decidir sobre a implantação do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares. O encontro aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Vieira e participaram representantes da comunidade escolar (direção, professores, funcionários, pais e alunos), totalizando 48 pessoas presentes, os quais aprovaram uma proposta para a implantação de Escola Cívico-Militar

A apresentação do programa foi realizada de forma virtual, por um representante e, durante a explanação, foi explicado que o modelo cívico-militar é diferente das escolas militares mantidas pelas Forças Armadas. No formato cívico-militar, o currículo continua o mesmo, o programa não interfere na questão pedagógica e na rotina do professor em sala de aula, mas sim nos valores como civismo, dedicação, respeito, honestidade e excelência.

Depois da apresentação, o secretário da Educação, Marco Antônio Rodrigues, abriu espaço para questionamentos e depoimentos e, logo após, foi feita a votação entre os presentes, com 43 votos favoráveis e cinco contrários.

Com a aprovação, a escola cívico-militar funcionará na EMEF Alexandre Vieira, já no ano letivo de 2022, com a presença dos monitores (policiais militares que estão na reserva), que também auxiliarão na segurança do educandário. O uniforme, que também faz parte do programa, será disponibilizado apenas no ano de 2023, em razão da falta de tempo para compra, visto que o processo no setor público é bastante demorado. A Prefeitura custeará o pagamento de monitores e o uniforme dos alunos, e, para isso, poderá buscar parceria com a iniciativa privada. O Município já anunciou que não haverá processo seletivo, ou seja, todos os estudantes da escola já estão inscritos na escola cívico-militar. 

O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação, inspirado no Programa Federal, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e os municípios que aderirem, na forma do Termo de Cooperação nº 161/2020, apresentando um conceito de educação voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, com a participação do corpo docente da escola com apoio de policiais militares.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br