MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Torquato Severo sediará desafio de sobrevivência

Em 19/04/2022 às 12:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Torquato Severo sediará desafio de sobrevivência | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Primeiro Desafio Pampa ocorrerá em junho | Foto: Divulgação

A Via Radical Brasil - Cursos e Esportes Radicais (VRB) realiza de 16 a 19 de junho, em Torquato Severo, divisa entre Dom Pedrito e Lavras do Sul, o primeiro Desafio Pampa de Sobrevivência. O evento acontece na Fazenda Sentinela, de propriedade de Adão e Sonia Leite. A iniciativa busca autossuficiência plena e completa do participante, mas não há necessidade de ter conhecimento.

Conforme o proprietário da empresa Via Brasil, Coronel Montibeller, que é presidente da Confederação Sul-Americana de Sobrevivência e Preparação (Confesur), a empresa realiza desafios em diferentes biomas e, agora, será no Pampa Gaúcho. E no inverno, para que os participantes possam vivenciar o frio pampeano.

Montibeller ressalta que serão seis instrutores, incluindo o participante do Programa Largados e Pelados Brasil, o bajeense Itamar Charlie. Por enquanto, estão confirmados 15 participantes, vindos de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. “Não é curso e não há instruções e sim um ambiente em que a VRB monitora com plena segurança e responsabilidade os trabalhos ligados à sobrevivência pela equipe”, disse.

O coronel explica que no desafio o participante não precisa de experiência anterior, ou seja, não há necessidade de se ter um curso de sobrevivência. Para participar do desafio, ele é autorizado a levar na mochila um par de meia; uma calça; uma blusa fleece; uma roupa íntima; uma calça comprida; blusa corta vento; dois aquecedores para mãos (hand warmers); dois aquecedores pés (toe warmers) descartáveis; cantil ou hidrabag; saco de dormir; isolante térmico; touca; três bastões de luz química; um tarp ou lona 2x3; quatro pilhas AA lithiun e protetor labial. Também pode estar vestido com cachecol; luvas de frio; cinto; calça, camisa segunda pele; blusa; b hat ou boné ou boina e carregar uma lâmina com bainha; perneira; luz química, mochila ou saco estanque de grande capacidade; spray pimenta; calçados dois pares de meias e apito preso ao pescoço.

A empresa irá fornecer um rádio, um rastreador spot satelital; e um kit chimarrão, com cuia, bomba, erva-mate por grupo. Além disso, são liberados itens coletivos como uma lanterna; uma panela; purificador de água; afiador ou amolador de lamina; uma pederneira; kit pesca (4 anzóis, 20m linha nylon, 4 chumbadas, 4 encastoados de aço), um estilingue ou arco; um kit de primeiros socorros coletivo; dois kits armadilhas para lebre (cabo de aço) e um bule grande.

A concentração para os participantes será no dia 15 junho 2022, até as 23h, direto na fazenda Sentinela. O início do desafio está previsto para o dia 16 junho 2022, 01h, e o término em 19 junho 2022, a partir das 8h, com encerramento temático e comida gaúcha.

De acorno com o coronel, a empresa conta com pessoas e equipamentos especializados em pronto atendimento médico e meios de evacuação para os hospitais da região em caso de acidentes ou incidentes mais graves. Além disso, haverá monitoramento via satélite durante todo o evento. Os participantes que concluírem o desafio terão diploma e patch por término. As inscrições ainda podem ser realizadas através do celular (011) 984884702 ou acesso pelo site www.viaradicalbrasil.com.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br