MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Câmara pode votar projetos que modificam sistema de tombamento em extraordinárias

Em 28/04/2022 às 09:00h

por Redação JM

Câmara pode votar projetos que modificam sistema de tombamento em extraordinárias | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Um dos projetos permite revisão do tombamento já efetivado pelas esferas estadual e federal / Foto: Tiago Rolim de Moura

O Legislativo bajeense deve realizar seis sessões extraordinárias na sexta-feira, 29. A pauta inclui projetos que modificam o sistema de tombamento do município. As matérias apresentadas pelo governo municipal, ainda durante o recesso parlamentar, integravam a agenda de sessões extraordinárias realizadas na segunda-feira, 25, mas não foram votadas em caráter conclusivo porque ficaram em vista com as bancadas do PT e do PSB.

O Legislativo transferiu a sessão especial para debater as matérias. Entre as redações está a proposição que institui o Conselho Municipal de Preservação Histórica e Arquitetônica de Bagé (Comphab) e extingue o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de Bagé (Compreb). O Comphab, nos moldes propostos, terá caráter consultivo e de assessoramento, não deliberativo. Na prática, ao conselho competirá apresentar parecer opinativo sobre o processo de tombamento em Bagé, auxiliar na preservação e valorização da paisagem, e, entre outros aspectos, opinar sobre planos, projetos e propostas de quaisquer espécie referentes à preservação de bens culturais e naturais.

Metade das vagas do Comphab (cinco postos) serão ocupadas pelo poder público e metade por representações da sociedade civil. O Executivo será representado por um membro do gabinete do prefeito, um da secretaria de Cultura e Turismo, um da secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, um da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e um da Procuradoria-Geral. Neab, Crea, Aciba, Creci e Urcamp terão um representante cada.

A proposta apresentada pelo Executivo prevê que o tombamento já efetivado pelas esferas estadual e federal pode ser revisto no âmbito do município, através da secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos. O tombamento do Centro Histórico de Bagé, formalizado por sua importância histórica, arquitetônica e cultural, pode, portanto, ser revisto a partir da legislação que depende da aprovação dos vereadores.

Também está em debate na Câmara, a proposta de lei que cria a nova Consolidação da Legislação Municipal sobre Patrimônio Histórico do Município. O texto determina que o Executivo deverá aplicar 0,5% do orçamento na busca da despoluição, limpeza e recuperação de arroios. A proposta determina, ainda, que o Executivo deverá elaborar um projeto que estabeleça os focos de poluição dos cursos d’água, os causadores ou responsáveis pela poluição, bem como medidas saneadoras tecnicamente recomendas.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br