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Região

Seminário aborda implementação do novo Ensino Médio

Em 15/08/2022 às 13:19h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Seminário aborda implementação do novo Ensino Médio | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Professores e estudantes de escolas estaduais pertencentes a 13ª Coordenadoria Regional de Educação, participaram, na sexta-feira, dia 12, do Seminário Regional do Ensino Médio Gaúcho, em Pelotas.  O evento, que ocorreu em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, no Theatro Guarany, tinha por objetivo promover uma discussão sobre a política pública de implementação do Novo Ensino Médio. Representantes de cerca de 450 pessoas estiveram presentes. O evento foi organizado pela 5ª CRE, com a participação das coordenadorias regionais de Bagé e Rio Grande, e trouxe a experiência de seis escolas piloto que já vinham implementando o novo modelo, sendo duas delas de abrangência da 13ª CRE. 

A secretária de Educação, Raquel Teixeira, destacou a importância do retorno às aulas presenciais e a implementação do Novo Ensino Médio. “As escolhas são pautadas no conhecimento”, enfatizou.
Segundo a coordenadora da 13ª CRE, Miriele Barbosa Rodrigues, o evento marca uma construção coletiva dos itinerários do Ensino Médio Gaúcho. “Saímos com a certeza que o caminho é cheio de curvas, mas que estamos construindo uma educação mais próxima ao mundo atual e o que nosso jovem almeja.”, enfatizou. 

Os alunos e professores apresentaram como foi o processo de implementação e os projetos feitos na escola. O estudante Arthur Prestes Abascal, do 3 ° Ano do Ensino Médio, da Escola Dr. Bulcão, Lavras do Sul, falou sobre o itinerário formativo de Empreendedorismo e Tecnologias, que é oferecido na instituição. “Não estava mais na escola, mas acabei voltando por interesse pela robótica”, contou. 
O aluno enumerou os trabalhos que já foram desenvolvidos na escola, principalmente os voltados a agropecuária. Como, por exemplo, um sistema de irrigação automatizada e um sensor que identifica a passagem o gado no brete.

Abascal estava sendo acompanhado pelo professor Charles Fernandes Prestes, que atua na área de Informática e Filosofia. O profissional salientou o uso da robótica, com os carros controlados via bluetooth.  “Os alunos saem com outra visão para o mercado de trabalho, pois desde o início implementamos a tecnologia, com os computadores e a robótica”, relatou.

Já a aluna da escola rural Antônio José Lopes Jardim, de Caçapava do Sul, Luiza Fonseca Bragamonte, falou sobre projeto de vida, programa que tem como objetivo ajudar os jovens a se conhecerem melhor e tomarem decisões pessoais e profissionais. “Eu era uma pessoa totalmente tímida, falar em público para mim era um pânico, mas depois que iniciei no projeto de vida, virei até empreendedora”, descreveu. Segundo Luiza, através do diálogo, livros e filmes utilizado pela professora, conseguiu superar as dificuldades.

Segundo a professora, Zara Maria Lopes da Silveira, o jovem procura na tecnologia assuntos sempre do seu interesse e nas aulas são colocadas situações diferentes. “Sempre procuramos nas aulas trazer realidades diferentes, para que reflitam, o que eu sou dentro deste todo”, comenta.  Além deles, estudantes das escolas de Pelotas e Rio Grande também relataram suas experiências. 

O evento contou com o encerramento da Orquestra da Escola Estadual de Ensino Médio, Leopoldo Maieron (CAIC), de Bagé. 

Legislação
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a modalidade amplia o tempo mínimo do estudante na escola, de 800 horas para mil horas anuais, além de oferecer uma nova organização curricular e diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e a profissional

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