MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Guarda Municipal de Bagé começa a atuar

Em 11/07/2023 às 09:01h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Guarda Municipal de Bagé começa a atuar | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
| Foto: Tiago Rolim de Moura

Após nomeação pública, formalizada em cerimônia na manhã de segunda-feira, dia 10, 36 servidores da Guarda Municipal começam a atuar a partir desta terça-feira, dia 11, em Bagé. As primeiras operações, conforme adiantado, serão no centro da cidade e em escolas municipais. Os agentes também atenderão mulheres vítimas de violência doméstica e que estão sob medida protetiva.

A primeira colocada no concurso e também a primeira a tomar posse foi a farmacêutica Raquel Bueno da Rosa Moreira, de 34 anos. Ela, que sempre desejou ser das forças de segurança, já havia prestado concurso para Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe. “O trabalho será voltado para parte comunitária, segurança de patrimônio público e da população. O maior problema que vejo é a drogadição, muitos adolescentes voltados para o consumo de drogas, tráfico descontrolado. Mas há o trabalho das forças de segurança, muito efetivo em relação. É um combate que não acaba”, explicou.

Raquel destaca que o serviço da Guarda é mais preventivo, mas em caso de flagrantes, irá atuar de maneira ostensiva. “A Guarda ainda não recebeu armamento, mas é armada e vem armas da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Iremos trabalhar em uma escala de seis horas diárias, três turnos de serviço, total de 10 servidores por dia na área central da cidade, para descentralizar o trabalho da Brigada Militar, que irá para os bairros, desafogar um pouco”, contou.

Estrutura

Contando com três veículos e também com mais duas motocicletas que estão para serem lotadas para a Guarda Municipal, de acordo com o secretário municipal de Segurança e Mobilidade, Rodrigo Fialho, os agentes estarão à disposição da comunidade das 7h às 1h, em três escalas de turno, além de contar com equipamentos e toda a infraestrutura para o melhor desempenho.

Já o titular da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Alexandre Vedooto, informou sobre o processo de construção da sede da Guarda Civil no prédio do antigo Mercado Público. A área de intervenção da reforma é de 637,14 metros quadrados, segundo ele. “A licitação está marcada para ocorrer no dia 17 deste mês. A previsão de conclusão da obra é de quatro meses, mas trabalharemos para liberar etapas da obra para que as equipes já possam utilizar o prédio”, salientou Vedooto.

A reforma terá um investimento total de R$ 560.142,05, com R$ 388 mil oriundos de emendas dos deputados Onyx Lorenzoni e Marlon Santos (PL), com o restante em contrapartida municipal.

Projeção de novo concurso

Ao término do ato de assinatura do termo de posse dos agentes da Guarda Municipal, o prefeito Divaldo Lara garantiu que pretende ampliar o serviço até o final de sua gestão. “Foram aprovados 40 alunos para a Guarda Municipal, mas tomaram posse 36, pois alguns já prestaram outros concursos. Por isso, até o final do ano, faremos outro concurso para mais servidores. Para que essa conquista tenha ainda mais valor e continuidade à cidade de Bagé”, anunciou.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br