MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

A luta mundial contra a AIDS

Em 10/12/2023 às 06:24h
Viviane Becker

por Viviane Becker

A luta mundial contra a AIDS | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto de Bermix Studio na Unsplash

Todos os anos, é celebrado, em 1º de dezembro, o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Pessoas em todo o mundo se unem para mostrar apoio às pessoas que vivem com HIV, as formas de prevenção e os tratamentos atuais. Identificada com a fita vermelha, que é considerado o símbolo universal de conscientização, a iniciativa presta apoio e solidariedade a quem tem HIV.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Saúde, o Brasil é referência mundial no enfrentamento ao HIV/Aids. Há 16 anos, o SUS garante acesso universal a todos os medicamentos necessários para o combate ao vírus, além de exames e acompanhamento médico, que beneficiam 217 mil brasileiros. Além disso, é garantido tratamento antirretroviral a 97% dos brasileiros diagnosticados.

 

Transmissão

- O vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;

- Relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;

- Compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;

- Transfusão de sangue contaminado;

- Instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;

- Da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega Aids dando a mão ao próximo, seja ou não soropositivo.

 

Tratamento

Atualmente, a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV.

A medicação sulfato de atazanavir é um antirretroviral, por exemplo, da classe dos inibidores de protease e constitui uma importante droga na composição de esquemas terapêuticos para o tratamento de pacientes com infecção por HIV/Aids. Atualmente, ele é indicado para início de terapia antirretroviral como um dos medicamentos preferenciais pelas diretrizes internacionais do Departamento de Saúde dos Estados Unidos da Sociedade Internacional de Aids, da Sociedade Clínica Europeia de Aids e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

Foto de Bermix Studio na Unsplash

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br