MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Bolsa de notícias

Em 11/10/2025 às 00:56h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Tarifas americanas impactam no desempenho da indústria gaúcha em agosto, aponta FIERGS

O Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI-RS) caiu 1,9% em agosto na comparação com julho, segundo o Sistema FIERGS. É a maior retração desde maio, quando o estado enfrentou a pior enchente de sua história, e ocorre no primeiro mês de vigência das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O resultado negativo foi puxado pela queda no faturamento real (-4,7%), nas compras industriais (-2,3%), nas horas trabalhadas (-1,3%) e na utilização da capacidade instalada, que passou de 79,7% para 79,1%. Na comparação com agosto de 2024, o índice recuou 4,3%, com destaque para a forte redução em componentes ligados à produção, como compras industriais (-11,7%) e faturamento real (-6,8%), enquanto o emprego (1,5%) e a massa salarial real (3,6%) ainda mostraram avanço.

Com o resultado de agosto, o crescimento acumulado do IDI-RS desacelerou de 1,3% para 0,5% no ano, refletindo a diferença entre os indicadores. Houve alta em compras industriais (4%), emprego (1,5%) e massa salarial real (2,8%), mas quedas em faturamento real (-0,4%), horas trabalhadas (-1,7%) e capacidade instalada (-0,9 ponto percentual). Entre os 15 segmentos pesquisados, nove registraram expansão, com destaque para Máquinas e Equipamentos (12,5%) e Equipamentos de Informática e Eletrônicos (20,7%). Já os setores de Veículos Automotores (-8,4%) e Couros e Calçados (-6,2%) tiveram retrações expressivas, o que acabou influenciando o desempenho geral.

Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br