Cidade
Secretaria de Saúde convoca adolescentes para vacinação contra dengue
por Melissa Louçan
No calendário de vacinação do Brasil está disponível a imunização contra a dengue. Em Bagé, as vacinas são oferecidas em todas as Unidades Básicas de Saúde. O público-alvo da vacinação são os adolescentes de 10 a 14 anos. Para a efetiva proteção contra a dengue, a vacinação é dividida em duas doses, sendo elas aplicadas com intervalo de três meses.
A coordenadora de Imunização e Vigilância Epidemiológica de Bagé, Cláudia Bastianello, informa que, até o momento, foram aplicadas 904 doses ao total. Número considerado baixo, conforme a coordenadora. “A procura está baixa, pois acreditamos que se trata de uma imunização ainda nova no calendário de vacinação, o que faz com que muitas pessoas não saibam que ela está disponível para esse público-alvo”, pondera Cláudia.
Ela informa que estão sendo estudadas algumas iniciativas para ampliar a cobertura vacinal contra a dengue. Uma delas é a possibilidade de realizar a vacinação nas escolas, a partir do segundo semestre. “Estamos com um cenário em que não há nenhum caso positivo para a dengue em Bagé. No entanto, é muito importante que as pessoas, em especial, os jovens façam a vacina, pois ela permite auxiliar no combate à doença”, salienta a coordenadora de imunização.
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Gilson Machado, também complementa sobre a importância de os adolescentes serem vacinados. “Essa é mais uma medida que favorece no controle e combate à dengue. Por isso, convocamos os adolescentes a buscarem a vacinação. Ela está disponível e basta levar o CPF e a carteira de vacinação”, destaca Machado.

