MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Defesa Civil de Bagé reforça estrutura com compra de drones e lonas

Em 14/05/2026 às 07:50h
Érica Alvarenga

por Érica Alvarenga

Defesa Civil de Bagé reforça estrutura com compra de drones e lonas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lonas plásticas pretas serão utilizadas em atendimentos emergenciais / Foto: Arquivo JM

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Bagé está ampliando sua capacidade de atuação com duas novas aquisições voltadas à prevenção e ao atendimento de emergências. A Prefeitura abriu processos licitatórios para a compra de dois drones e para o registro de preços de lonas plásticas pretas, materiais considerados estratégicos para o enfrentamento de desastres climáticos.

O Pregão Eletrônico nº 0027/2026 prevê a aquisição de dois drones, com todos os acessórios necessários para sua operação. Um dos equipamentos será destinado à Defesa Civil e o outro à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa. Já o Pregão Eletrônico nº 0031/2026 trata do registro de preços para compra de lonas plásticas pretas, que serão utilizadas em atendimentos emergenciais a famílias atingidas por eventos climáticos.

Segundo informações repassadas pela assessoria de comunicação da Prefeitura, o uso do drone representa um avanço importante no trabalho preventivo da Defesa Civil. O equipamento permitirá o levantamento e monitoramento de áreas de risco, como encostas, regiões sujeitas a alagamentos e ocupações vulneráveis, com maior rapidez e precisão.

Além do planejamento preventivo, a tecnologia também será utilizada em ocorrências de tempestades de granizo e vendavais. Nessas situações, o drone poderá identificar rapidamente os danos, mapear as áreas atingidas e avaliar os impactos, inclusive em locais de difícil acesso. O equipamento poderá ser utilizado tanto para monitoramento em tempo real quanto para geração de imagens que, quando registradas, serão armazenadas nos arquivos da Defesa Civil.

A Prefeitura informou ainda que já existem servidores com capacitação para operar o equipamento e que está prevista a realização de treinamento adicional. A operação do drone deverá seguir as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Questionada sobre a utilização de imagens de imóveis particulares, a administração municipal informou que ainda não há uma política específica definida para o tratamento desse material.

Outro item considerado essencial para a atuação da Defesa Civil é a lona plástica. O material é utilizado em situações de destelhamento provocadas por vendavais e granizo, servindo como cobertura provisória para residências atingidas, garantindo atendimento imediato às famílias afetas até que os reparos definitivos possam ser realizados.

As propostas para ambos os pregões foram recebidas até o dia 7 de maio, por meio do sistema Pregão Online Banrisul.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br