MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Peruzzo diz que prioridade será equilibrar as finanças da Santa Casa

Em 04/07/2026 às 15:17h

por Melissa Louçan

Peruzzo diz que prioridade será equilibrar as finanças da Santa Casa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Futura gestão deverá trabalhar na busca de novos recursos / Foto: Arquivo JM

Escolhido para conduzir a Santa Casa de Caridade de Bagé durante o período de transição administrativa, o empresário Lindonor Peruzzo afirma que o principal desafio da futura gestão será enfrentar a crise financeira que atinge a instituição. Embora ainda não tenha assumido oficialmente a provedoria, ele garante que a prioridade será conhecer a real situação do hospital para, a partir disso, definir as primeiras medidas.

A posse da nova administração ainda depende do cumprimento dos trâmites previstos no Estatuto da Irmandade. Segundo Peruzzo, a atual provedoria deverá formalizar a renúncia em reunião marcada para os próximos dias e, na sequência, convocar uma assembleia geral para a eleição da nova mesa administrativa. "Nós não assumimos ainda a gestão da Santa Casa. Só depois da assembleia é que vamos tomar pé da situação", explica. Até lá, o empresário afirma que prefere não antecipar decisões sobre o funcionamento do hospital ou sobre as medidas que serão adotadas.

Peruzzo esclarece que a intenção é constituir uma chapa completa, conforme prevê o Estatuto da Irmandade, com provedor, vice-provedores, secretários, tesoureiros e conselho fiscal. Essa administração ficará responsável por concluir o mandato da atual provedoria, até dezembro. Ao final do ano, uma nova assembleia será convocada para eleger a diretoria que comandará a Santa Casa pelos dois anos seguintes.

Integrante da Irmandade há mais de 15 anos e com passagem pela mesa diretora da instituição, Peruzzo diz que aceitou o convite consciente da responsabilidade que terá pela frente. "É um grande desafio, mas acredito que toda a comunidade espera uma reação positiva de recuperação da Santa Casa", afirma.

Apesar de reconhecer que ainda não conhece em profundidade a situação administrativa do hospital, o empresário não tem dúvidas sobre qual será o foco inicial da gestão. "O grande problema é financeiro, então a gente tem que atacar esse que é o principal", resume.

Peruzzo avalia que anúncios recentes de recursos, como emendas parlamentares destinadas à instituição, podem amenizar momentaneamente as dificuldades enfrentadas pela Santa Casa. No entanto, ele acredita que a recuperação dependerá de medidas permanentes e de uma administração capaz de equilibrar receitas e despesas.

Segundo ele, a futura gestão deverá trabalhar na busca de novos recursos, na melhoria dos serviços prestados, na revisão de contratos e na redução de custos, sempre que possível. O empresário também considera necessária uma discussão mais ampla sobre o financiamento da saúde pública, especialmente em relação aos valores pagos pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). "Uma instituição, uma empresa ou uma família é tudo igual. Só muda o tamanho. Se a gente ganha dez, não pode gastar onze. Esse equilíbrio financeiro é o grande desafio da Santa Casa e nós vamos trabalhar muito forte para buscá-lo", afirma.

Paralelamente ao processo de transição, Peruzzo já iniciou tratativas com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), em meio ao agravamento da crise enfrentada pela instituição. Em reunião realizada na quinta-feira, 2, o empresário informou que busca viabilizar emendas parlamentares para garantir, em caráter emergencial, o pagamento de dois meses de honorários aos médicos. A proposta, segundo ele, é utilizar esse reforço financeiro para iniciar a regularização dos atrasados e, posteriormente, buscar novas fontes de receita que permitam colocar os pagamentos em dia.

Durante o encontro, Peruzzo pediu um voto de confiança ao corpo clínico, conforme informado pelo sindicato: "Não posso exigir nada de quem está há meses sem salário, mas eu peço mais 30 dias de esforço para tentar equilibrar a situação financeira", afirmou. Atualmente, há profissionais que acumulam até nove meses de atraso no recebimento dos honorários.

Representando o departamento jurídico do Simers, Antônio Vanzin apresentou reivindicações da categoria, entre elas a definição de critérios transparentes para eventuais pagamentos parciais enquanto a situação não for normalizada e a necessidade de recomposição do quadro médico para garantir o fechamento das escalas. Em resposta, Peruzzo comprometeu-se a conduzir as decisões com transparência e a manter diálogo permanente com o corpo clínico.

Na noite anterior, quarta-feira, 1º, representantes da atual administração da Santa Casa também haviam solicitado ao presidente do Simers, Marcelo Matias, e ao diretor da Região Sul da entidade, Felipe Cunha, um prazo maior para apresentar uma proposta de regularização dos pagamentos. "Quem está sustentando o hospital são os médicos. É preciso que a instituição encontre meios de sustentabilidade a longo prazo. Enquanto seguir com déficit operacional, o problema no atraso de honorários será recorrente", alertou Matias.

A negociação ocorre em um momento de agravamento da assistência. Desde 15 de junho, o corpo clínico iniciou uma série de restrições nos atendimentos, que foram ampliadas nesta quarta-feira. Informações repassadas pelo hospital também apontam dificuldades iminentes para o fechamento das escalas médicas, o que poderá comprometer o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A expectativa é de que a próxima semana seja dedicada ao processo de transição entre a atual administração e a futura mesa diretora. Após a oficialização da posse, a nova gestão pretende realizar um diagnóstico detalhado da situação financeira e administrativa da Santa Casa para definir as medidas prioritárias voltadas à manutenção dos serviços e à recuperação da instituição.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br