MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Congrega 2k20

Representantes de Dom Pedrito e Alegrete são os vencedores da 14ª MIC Jr

Em 28/10/2020 às 21:33h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Representantes de Dom Pedrito e Alegrete são os vencedores da 14ª MIC Jr | Congrega 2k20 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
1° lugar MIC Jr - "A juventude e os problemas na coluna" / Colégio da Urcamp de Dom PedritoFoto: Aline Portella/especial JM

Por Mariana Bond, acadêmica de jornalismo

Na noite desta quarta-feira, 28, dando continuidade às atividades do Congrega Online 2K20, aconteceu a premiação da 14ª Mostra de Iniciação Científica Jr (MIC Jr) em que três, dos 61 trabalhos submetidos, foram premiados, dando encerramento ao evento. Participaram da premiação, realizada através do canal do YouTube da Urcamp, a coordenadora da MIC Jr, professora Súsi Barcelos e Lima, a coordenadora do Congrega Urcamp 2k20, professora Anabela Silveira Oliveira Deble, a pró-reitora de Ensino da Urcamp, Virgínia Paiva Dreux e o vice-reitor Fábio Josende Paz.

Ganhando uma bolsa integral de estudos nos cursos de graduação presencial da Urcamp, com a melhor avaliação pelos professores e 484 curtidas no vídeo, o trabalho vencedor do 1º lugar foi “A juventude e os problemas na coluna”, desenvolvido pelas estudantes do Ensino Médio do Colégio da Urcamp de Dom Pedrito, Aline Garcia e Kamille Barreto, com orientação do professor Pablo Barbosa. “Foi a nossa primeira vez participando do Congrega, somos novas no colégio, ficamos bem nervosas quando descobrimos que tínhamos passado mas deu tudo certo”, contou Kamille. A jovem ainda relatou que as curtidas no vídeo foram obtidas com pouco mais de um dia.

Também na área da saúde, as estudantes do Colégio Raymundo Carvalho de Alegrete, Maria Fernanda Souza, Anna Carolina Amaral e Manoela Barros foram contempladas com o 2º lugar, pela produção “Inteligência Artificial no Tratamento da Septicemia” com orientação de Evandro Rosso. A premiação foi uma bolsa parcial de estudos de 50% nos cursos de graduação das Urcamp. As estudantes do 9º ano destacaram a experiência nova e felicidade por ganharem o prêmio com um tema tão importante.

O Colégio Raymundo Carvalho levou ainda o 3º lugar, uma bolsa integral na modalidade EAD, pelo trabalho desenvolvido estudantes Beatriz Motta, Alice Soares e Maria Luiza Freitas, orientadas por Carine Jardim, com o tema “Gravidez na Adolescência em Alegrete”. A autora, Beatriz Motta, relatou que está no 3º ano do Ensino Médio e o trabalho foi feito no 1º ano.

Mostra dos Jovens
A 14ª MIC Jr iniciou durante a tarde de quarta-feira e contou com projetos desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas de Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel, abordando diversas áreas de conhecimento.

A mostra busca incentivar a realização de pesquisa e produção científica por estudantes de escolas, aproximando-os do cotidiano universitário. Os trabalhos foram publicados em vídeos no canal do YouTube de cada participante e enviados para análise. A grande premiação contemplou as produções com nota igual ou superior a 9,0 pontos e melhor avaliação de resumos postados, além da soma 1,0 ponto à nota caso a publicação do vídeo alcançasse 250 curtidas no YouTube.

Encerramento
Logo após a premiação, foi realizado o encerramento da 14ª Mostra de Iniciação Científica Jr (MIC Jr). “Tivemos um saldo bastante positivo porque as escolas também conseguiram demonstrar os trabalhos que estão orientando e os alunos conseguiram tirar da gaveta e de dentro da sala de aula as produções realizadas. Todos se superaram, foi fantástico”, disse Súsi Barcelos.

A coordenadora ainda pontuou a grande visibilidade atingida pela MIC Jr com o Congrega Online, que permitiu que trabalhos tivessem uma quantidade de visualizações e curtidas significativa, por despertarem a curiosidade da comunidade.

O vice-reitor, Fábio Josende Paz, destacou ainda o sucesso do evento mesmo com a atual situação de pandemia e adaptações. “Foram 61 trabalhos submetidos, esses trabalhos todos com alunos com uma desenvoltura impressionante, alunos que estão começando agora com a iniciação científica, então temos que parabenizar todos. Estamos muito felizes com o resultado, principalmente por continuar com o evento mesmo no formato online e poder permitir que esse conhecimento se propague”, concluiu.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br