MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Congrega 2k20

Tarde de palestras marca empenho pelas ações sustentáveis

Em 30/10/2020 às 20:08h

por Redação JM

Tarde de palestras marca empenho pelas ações sustentáveis | Congrega 2k20 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lucas Machado/EspecialJM

Por Lucas Machado,

Acadêmico de Jornalismo

 

A tarde de sexta-feira (30) de Congrega 2k20, contou com três palestras que aconteceram em live pelo youtube da Urcamp. Foram encontros virtuais mediados pelas professoras Lize Cappellari e Anabela Deble com diversas presenças e assuntos.

O palestrante Marcos Borba, formado em Medicina Veterinária pela Fundação Attila Taborda Faculdades Unidas de Bagé FAT/FUnBa (atual URCAMP) e doutorado em Sociologia, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Córdoba (Espanha) ministrou logo ao início da live uma palestra com o tema “A sustentabilidade e as relações sociedade-natureza”. Borba, trouxe diversas questões ligadas à sustentabilidade e produtividade mundial, desde o excesso de consumo até questões econômicas e a pandemia de Novo Coronavírus.

“Estamos vivendo uma experiência que a grande maioria dos humanos que habitam o planeta Terra hoje não conheciam, e que é uma situação que deriva fundamentalmente de uma situação de insustentabilidade, ou seja, a pandemia é um sinal de que algo não vai bem”, relatou.

Na segunda palestra da tarde, o gestor de projetos da empresa MERCUR que existe desde 1924 atuando no desenvolvimento de produtos sustentáveis nas áreas de saúde e educação, Eduardo Assmann, questiona: “O que o mundo perderia? E essa foi a pergunta que a empresa fez há 11 anos. Lá naquele momento a empresa reviu uma série de processos, linhas de produtos e atividades para fazer algumas mudanças” resumiu o empresário para qualificar o tipo de opção adotado desde então.

Já a última palestra da tarde a consultora de turismo Flávia Gross do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tratou de “Desenvolvimento sustentável de territóriose pessoas”, analisando a atividade do Turismo e sua importância econômica. O tema destacou a necessidade que o setor teve de se reinventar com a pandemia. “No turismo se a gente pensa em sustentabilidade, a gente precisa trabalhar o hoje sem deixar que o amanhã também esteja no nosso planejamento, no nosso radar.” Com isso Flávia contou que a definição de “Turismo Sustentável” surgiu em 1922 na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - ECO 92, e foi a partir daí que o tema passou a ser considerado e trabalhado de forma mais ampla. “Isso é considerar que nossos impactos atuais vão também gerar impactos futuros. Ou seja, todo esse tripé social, econômico e ambiental precisa estar alinhado aos interesses da demanda do viajante” concluiu Flávia Gross.  

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br