MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bajeense participa de reality show musical em São Paulo

Em 30/03/2021 às 11:40h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Bajeense participa de reality show musical em São Paulo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Daneres é formado em Licenciatura em Música Foto: Divulgação

Conhecido em Bagé e região por integrar a banda Velho Abajour, Maurício Daneres é um dos convidados do reality show “A Casa do Violão”, promovido por Hebert Freire, violonista pioneiro na técnica fingerstyle, que acontece até dia 8 de abril.

Formado em licenciatura em Música pela Unipampa, Maurício Daneres conta que estuda, há cerca de 12 anos, a técnica musical chamada fingerstyle, estilo muito popularizado fora do país e que chegou ao Brasil há alguns anos, com mais força. “Esse jeito de tocar nos possibilita liberdade, onde a gente pode explorar partes do violão que nunca foram tão exploradas, com mais tranquilidade e alegria”, explica.

Ele recorda que a técnica foi explorada, através da internet - principalmente YouTube - por nomes importantes da música, como Andy Mckee, Igor Presnyakov, Jon Gomm. No Brasil, o estilo foi explorado pelos pioneiros  Leandro Kasan, Gustavo Fofão e Hebert Freire. “Esses três, acredito que foram as pessoas que popularizaram esse jeito de tocar no Brasil”, conta.

Durante anos, Maurício estudou a técnica com vídeos destes expoentes da técnica. Até que no ano passado, decidiu criar um podcast chamado Fingerstylezando, cujo objetivo era trazer esses grandes nomes do fingerstyle, para conversar mais sobre a técnica.

Um dos participantes foi Freire, que lançou a ideia do reality em um grupo de mensagens criado para troca de informações entre os músicos. Como Daneres já tinha contatos no meio do fingerstyle, por conta do podcast, Freire solicitou a ajuda dele para selecionar os outros cinco participantes, além dele próprio.

Assim, teve início no último dia 17, em Cajamar, São Paulo, e se estende até 8 de abril o reality “A Casa do Violão”, evento idealizado por Hebert Freire e patrocinado pela Seizi Guitars. Ao término do reality, todo o material gerado durante os 23 dias será convertido em um curso de aperfeiçoamento da técnica, onde cada músico, além de Freire, terá participação.

O prêmio final do desafio é um valor em dinheiro, interface de áudio para gravar, além de uma série de equipamentos profissionais para os músicos.

O material do reality pode ser acompanhado através do Instagram dos participantes e do idealizador, além do canal de Freire no Youtube, que conta com mais de um milhão de inscritos.

“Está sendo um aprendizado incrível. Cada pessoa que está aqui tem um estilo diferente de tocar fingerstyle. É uma gig de aprendizado o dia inteiro”, conta Daneres, que adianta que pretende permanecer em São Paulo após as gravações, em busca de novos projetos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br