MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

BA-GUA | 100 ANOS

A influência “charrua” na dupla Ba-Gua

Em 31/07/2021 às 08:04h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

A influência “charrua” na dupla Ba-Gua | BA-GUA | 100 ANOS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imortais de 1925 venceram Grêmio na final - Foto: ArquivoJM

Conhecido pelo estilo pegado, por vezes sendo associado à uma batalha, Bagé e Guarany carregam em seus DNAs o legado da formação do povo rio-grandense, Estado que desbravou em guerras e conflitos. Notadamente, supõe-se que este seria um dos fatores que influenciam com que o Ba-Gua fosse cultuado dessa forma. E, pela localização geográfica, a dupla teve grande influência dos uruguaios, principalmente nas conquistas dos títulos estaduais.

Começando pelo Guarany, que até hoje preserva a marca de único clube do interior bicampeão gaúcho. O primeiro título estadual veio em 1920, após um triangular com Grêmio e Uruguaiana. O alvirrubro venceu seus dois jogos por 1 a 0, com gols marcados pelo atacante uruguaio Grecco. Além dele, outros três atletas do país vizinho integravam o time: Granja, Ruival e Seixas. Inclusive, na época, conforme o livro “100 vezes Gauchão”, de Gustavo Manhago e Cléber Grabauska, a Liga Pelotense protestou contra o Guarany, em razão da utilização de “estrangeiros”; entretanto, o pedido não foi atendido.

O bicampeonato gaúcho veio em 1938, derrotando, na final, o Riograndense de Rio Grande. Para isso, foram necessários quatro jogos entre os times. No último, realizado em Pelotas, o alvirrubro venceu por 2 a 1, com gol decisivo marcado pelo uruguaio Salvador Rubilar, aos três minutos da prorrogação. Na época, o Guarany buscou o meia direto do Penharol.

Quanto ao Bagé, o título gaúcho veio em 1925, com apenas cinco anos de fundação. O time ficou conhecido como os “Os imortais”, por terem ganhado todas as partidas da temporada. Na decisão, bateu o Grêmio, dos lendários Eurico Lara e Luiz Carvalho, por 2 a 1. E quem foi o protagonista? Mais uma vez, um uruguaio: o atacante Oliveira, autor dos dois gols da final. Outros dois uruguaios também jogaram: o meia Catulino Moreira e o atacante Pasqualito.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br