MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Camila Borba: a primeira bajeense a se tornar faixa preta no judô

Em 28/12/2021 às 12:22h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Camila Borba: a primeira bajeense a se tornar faixa preta no judô | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atleta pratica arte marcial há 16 anos - Foto: Divulgação

Se no judô alcançar a faixa preta já é um feito, o caminho de Camila Borba Corrêa, 19 anos, é motivo de ainda mais orgulho. Integrante da Academia Judokai, sob a instrução de Paulo Adriano, ela se tornou, em dezembro, a primeira mulher bajeense a alcançar o shodan, que é a faixa preta no judô. Para isso, participou da cerimônia "bonenkai", no dia 11, em Porto Alegre, atingindo, assim, o primeiro grau.

Para chegar a esse estágio, foram 16 anos de intensos treinamentos e uma série de requisitos que eram exigidos para avançar na prática da arte marcial. Inclusive, Camila teve que lidar com o tempo, o que lhe acarretou, até mesmo, na perda do emprego, pelas constantes viagens a Porto Alegre, em busca das qualificações necessárias para atingir a faixa preta. “Pessoal pensa que o judô é agressivo, para homens. Porém, trabalhamos com crianças, pessoas de todas as faixas etárias, alunos com paralisia, deficiência auditiva, visual. Judô significa ‘caminho suave’ e foi ciado durante a guerra para ajudar as mulheres e as crianças a se defenderem, pois não tinham espadas”, relata.

Na Judokai, Camila já é alvo de inspiração de muitas meninas que começam à prática do judô. Para alcançar o feito, destaca todo o apoio de Paulo Adriano. “Foi uma pessoa que nunca desistiu de mim. A mensagem que deixo é que as pessoas lutem pelo o que elas querem. Eu escutei muito que não tinha merecimento. Porém, fui atrás quando que queria”, destaca.

O feito alcançado por Camila não simboliza, apenas, uma vitória das artes marciais em Bagé, mas sim, o protagonismo feminino, no sentido de mais mulheres ocupando grandes funções na sociedade.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br