MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Rádio Cultura encerra atividades após 76 anos no ar

Em 16/05/2023 às 22:20h
Marcelo Pimenta e Silva

por Marcelo Pimenta e Silva

Rádio Cultura encerra atividades após 76 anos no ar | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

A mais antiga rádio de Bagé confirmou que encerrará as atividades nesta semana. A Rádio Cultura não irá operar com suas transmissões, deixando uma vasta memória para a comunicação bajeense e da região. A rádio, que foi a companhia de muitas gerações, que ouviram inúmeros programas liderados por referências no rádio local, ficará muda.

A informação foi confirmada ao JM, na terça-feira, dia 16, por um ex-proprietário, Odilo Dal Molin. Ele informou que a rádio Cultura encerrará atividades, mas não quis comentar sobre os motivos que levaram à decisão. "Manifestarei de forma pública, sobre o que ocorreu, em outro momento, mas, sim, a Rádio Cultura não existirá mais nos próximos dias", afirmou.

Conhecida como "A Pioneira", por ter sido a primeira emissora fundada na cidade, a rádio ficou por mais de duas décadas no comando do empresário Odilo Dal Molin, que já foi prefeito de Candiota.

Histórico
A Rádio Cultura de Bagé foi fundada por Atahualpa Dias, às 10h do dia 4 de julho de 1946. É chamada de "A Pioneira" na Rainha da Fronteira, por ter sido a primeira emissora de rádio fundada na cidade. Foi a precursora com programas como o "Teatro em Família", "Jornal falado G4", "QG do Gaúcho, Casa Ramos", "Corrente da Solidariedade", "O céu e o chão da Querência", "Bagé em desfile", entre outros.

Na década de 70, em 1974, estreou o programa Visão Geral, um março no rádio bajeense com o comando de Edgar Muza. Em outubro de 1983, a rádio sofreu um incêndio atingindo todas as instalações, o que fez com que houvesse necessidade de reconstrui-la. Nesses quase 80 anos de atividades, a Cultura vivenciou momentos históricos do Rio Grande do Sul e do Brasil, como o golpe civil-militar de 1964 e a redemocratização em 1985, a promulgação da Constituição em 1988; além de repercutir conquistas históricas no esporte, na cultura e destacar os feitos de muitos bajeenses ao longo das décadas. São diversos os nomes que passaram pela rádio Cultura, entre radialistas, jornalistas, técnicos de som e operadores, assim como demais colaboradores que mantiveram a tradição da Pioneira por décadas.

É esse legado que permanecerá na história da comunicação bajeense, sem jamais ser apagado. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br