Eleições 2024
Como está montado o cenário eleitoral na região
por Redação JM
Duas candidaturas disputam os pleitos na maioria dos municípios da região, apontando uma tendência de polarização. As exceções ficam por conta de Bagé, Candiota e Hulha Negra, cidades em que três postulantes concorrerão.
Em Pedras Altas, o PT concorre à prefeitura com a pré-candidatura à reeleição do prefeito Volnei Oliveira. O Progressistas disputa a prefeitura com Viviane Albuquerque, a Veca, em coligação com o PL, do produtor rural José Pedro Azeredo Crespo.
O crescimento regional do PL, aliás, pode ser observado através das composições das nominatas. Com exceção de Pinheiro Machado, o PL terá candidaturas aos Legislativos de todos os municípios. O partido também disputa a Prefeitura de Bagé, com Roberta Mércio, e de Hulha Negra, com Tanira Ramos. Em Lavras do Sul, a legenda disputa com a pré-candidatura a vice-prefeito de Vítor Soares, em chapa encabeçada por Renan Delabary, do Progressistas.
O MDB disputa as prefeituras de Candiota, com Luiz Carlos Folador, e Dom Pedrito, com Quintiliano Vieira. Além de Lavras do Sul, o Progressistas disputa a Prefeitura de Dom Pedrito, com Diego da Rosa Cruz (Guiga), e a Prefeitura de Pinheiro Machado, com Ronaldo Madruga.
O PDT disputa os Executivos de Pinheiro Machado, com Danubio Peres, de Hulha Negra, com Roberto Dalpiva, de Lavras do Sul, com Sávio Silveira, e de Bagé, com Álvaro Meira.
O PT disputa a prefeitura de Bagé, com Luiz Fernando Mainardi, de Candiota, com Adriano dos Santos, de Hulha Negra, com Fernando Campani, e de Aceguá, com Glécio dos Santos Rodrigues. O PSDB disputa a prefeitura de Aceguá, com Marcus Aguiar (Peti), enquanto o PSB está na corrida pelo Executivo de Candiota, com Darlan Oliveira.
A maior redução, em número de candidaturas, no comparativo com 2020, foi verificada em Bagé. Sete postulantes disputaram a prefeitura no pleito anterior, contra três nas eleições de 2024. Em Aceguá, o número foi reduzido de cinco para duas candidaturas. Em Dom Pedrito, a redução foi de uma candidatura. Lavras do Sul, Pinheiro Machado e Candiota mantiveram o mesmo número. O único aumento, na região, foi verificado em Hulha Negra, que teve duas candidaturas em 2020 e terá três em 2024.