Estado
Festival Internacional de Cinema da Fronteira é apresentado à Assembleia
por Melissa Louçan
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), recebeu na tarde desta quarta-feira (24) a visita do secretário municipal da Cultura de Bagé, Zeca Brito, que apresentou ao Parlamento o Festival Internacional de Cinema da Fronteira (FIC). O evento é o único festival competitivo realizado nas cidades fronteiriças, Sant’Ana do Livramento (Brasil), Rivera (Uruguai) e Bagé, e também abrange produções audiovisuais de Pelotas e Rio Grande.
Durante o encontro, Brito, acompanhado da secretária-adjunta, Natália Centeno, destacou o FIC como um espaço essencial para a circulação, integração e fortalecimento da produção cinematográfica, além de representar um instrumento político, diplomático, cultural e econômico. “O festival surge como uma ferramenta potente para integrar a produção cultural e criativa dessa região ao cenário do Mercosul, inserindo essa parcela do território gaúcho no circuito internacional de rotas culturais e econômicas”, afirmou o secretário.
Composto por mostras competitivas, filmes inéditos, exibições especiais, workshops, atividades de formação e debates, o FIC atrai participantes do Mercosul há 15 anos. Em uma das últimas edições, a competição principal contou com sete longas-metragens latino-americanos, além de 18 curtas e animações de diversos países na mostra competitiva de curtas.
O presidente da Assembleia destacou a relevância da produção audiovisual e reafirmou o apoio do Parlamento à cultura gaúcha. Pepe lembrou o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra de Curtas Gaúchos, que está na 22ª edição em parceria com a Prefeitura de Gramado.

