MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Casa do Empreendedor fez mais de 22 mil atendimentos em 2025

Em 23/12/2025 às 08:00h

por Melissa Louçan

Casa do Empreendedor fez mais de 22 mil atendimentos em 2025 | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Setor da Prefeitura de Bagé agiliza a abertura de empresas Foto: Divulgação

A Casa do Empreendedor, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), fez um balanço do trabalho feito em 2025: entre os vários setores analisados foram realizados 22.814 atendimentos. Segundo o vice-prefeito e secretário Beto Alagia , “um trabalho que auxilia contadores e empresários a terem em pouco tempo um alvará ou outros processos”. 

Alagia ressalta a importância da Casa para a simplificação e agilização da burocracia para a abertura de empresas. O coordenador da Casa do Empreendedor, Fábio Laud, avalia que o fato do processo estar concentrado em um único local facilita muito a abertura de empresas. No local o empresário encontra licenças de meio ambiente, vigilância sanitária e alvará de funcionamento da secretaria da Fazenda. 

Entre os atendimentos realizados pela Casa, estão os microempreendedores individuais que totalizaram 6.234 atendimentos. 

Em relação aos prazos para a emissão de inscrições e alvarás, os empreendimentos de baixo risco, como os MEIS, obtém a documentação em 24 horas, enquanto os de médio risco em 48 horas e os de alto risco em 30 dias.
 
Outro setor que é muito requisitado pelos empresários é a Junta Comercial, que realizou 8.147 atendimentos em 2025 entre processos e livros fiscais. A análise dos processos de constituição, alteração e extinção das empresas são analisados pela Junta Comercial.

O prefeito Luiz Fernando Mainardi considera ideal que essa estrutura exista de forma integrada. "Não podemos criar burocracias desnecessárias para quem quer empreender. E tudo aquilo que possamos facilitar, temos que fazer", completa.

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br