Cidade
Bagé terá representante em encontro nacional dos Pontos de Cultura
por Rochele Barbosa
Natural de Bagé, Tai Fernandes foi eleita delegada da região funcional 6 no Comitê Gestor dos Pontos de Cultura, além de suplente na comissão gestora estadual para participar da 6° Teia Nacional de Cultura, no estado do Espírito Santo, de 24 a 29 de março. A escolha ocorreu durante o Fórum Estadual realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro.
O processo integra a expansão das políticas culturais no país, especialmente a partir da criação da Política Nacional Cultura Viva. Há 21 anos, durante a gestão do então ministro da Cultura Gilberto Gil, foi implementada a Lei Cultura Viva, que ampliou o conceito de cultura ao reconhecer as diversas expressões das brasilidades. A partir desse marco, manifestações de povos de terreiro, culturas de matriz africana, grupos de capoeira, povos indígenas, mulheres e coletivos da diversidade passaram a ser oficialmente compreendidos como arte e cultura, rompendo com a centralidade exclusiva da arte erudita e das referências eurocêntricas.
O Brasil conta com cerca de 13 mil pontos de cultura reconhecidos, enquanto o Rio Grande do Sul soma quase 700 iniciativas certificadas, demonstrando o crescimento e a consolidação da política cultural no território.
Representatividade da região
Tai Fernandes passa a representar oficialmente a região funcional 6, levando ao comitê gestor as demandas e necessidades dos coletivos culturais do território. Segundo ela, o objetivo é fortalecer as articulações entre os grupos, ampliar o diálogo e consolidar as políticas públicas da Cultura Viva. “É fundamental nos entendermos enquanto coletivos e trabalharmos de forma integrada para garantir o fortalecimento das nossas expressões culturais”, destaca.
Em Bagé, a primeira referência de ponto de cultura foi o Cine Clube de Fronteira, impulsionado por Adriana Gonçalves, que também organiza e coordena a Sociedade Uruguaia, promovendo eventos e formações culturais na cidade.
{AD-READ-3}Atuação cultural
Tai representa o coletivo e ponto de cultura Guapamala Artesanal Cultural, iniciativa que atua com feiras de economia solidária, shows de música e teatro, grupo de poetas, cooperativa de mulheres, grupo de hip hop e ações voltadas às culturas populares. Atualmente, o coletivo é considerado uma incubadora de projetos culturais na região.
Formada em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Tai Fernandes é produtora cultural e atua há cerca de 25 anos como articuladora na cena cultural. Sua eleição reforça a presença de Bagé nos espaços de decisão das políticas culturais do Estado, ampliando a participação regional nas estratégias de fortalecimento da Cultura Viva.

