Cidade
Aceguá celebra 25 anos com entrega da Comenda Gaspar Silveira Martins
por Jaqueline Muza
O município de Aceguá celebra, em 2026, seus 25 anos de emancipação com uma programação especial que se estende de 1º a 26 de abril. Com o tema “Construindo o futuro com orgulho da nossa história”, a agenda organizada pela Prefeitura reúne atividades culturais, esportivas, tradicionais e de lazer, voltadas tanto à comunidade local quanto aos visitantes.
Entre os destaques da programação está a cerimônia de entrega da 6ª edição da Comenda Gaspar Silveira Martins, que ocorre no dia 10 de abril, às 20h, no Centro Cultural Tradicionalista de Aceguá. A solenidade será dedicada à homenagem de 13 personalidades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do município, conhecido como “A Princesa da Fronteira”.
Conforme informações da assessoria de comunicação, a honraria foi criada pela Lei Municipal nº 30, de 2001, regulamentada pelo Decreto nº 23 no mesmo ano. A comenda é concedida pelo Poder Executivo e tem como objetivo reconhecer trajetórias marcadas pelo compromisso com o bem coletivo e pelo desenvolvimento de Aceguá em diversas áreas, como educação, cultura, política, economia e ações sociais.
Além de valorizar a memória de figuras históricas, a distinção também celebra cidadãos que, ao longo dos anos, ajudaram a construir a identidade e o progresso do município.
Nesta edição, serão homenageados:
Afonso Hamm
Alfredo Castillos de los Santos (in memoriam)
Bruno Silva
Eduardo Leite
Emerson Chagas Bassam
Fatima Izzat Youssef Mohd Alii(in memoriam)
Gerhard Martens
Javier Rodriguez (in memoriam)
Julio Cezar Vinhóles Pintos
Marta Barbosa de Godoy
Sieghard Ott
Thiago Lacerda
Ulisses Lignon Carneiro

