MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Construção de ETA para zona rural de Hulha Negra avança com apoio do Estado

Em 21/04/2026 às 11:15h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Construção de ETA para zona rural de Hulha Negra avança com apoio do Estado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Investimento para a obra já está garantido por meio do programa Água para Todos / Foto: Divulgação

A construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para atender a zona rural de Hulha Negra avançou após articulação entre o município e o governo do Estado. O tema foi pauta de uma agenda oficial realizada no dia 15 de abril, na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.

A comitiva municipal foi composta pelo vice-prefeito André Bexiga, pelo secretário de Administração, Valdinei de Mattos, pelo secretário de Obras, Moizés Abreu, e pelo coordenador do setor de projetos, Adriano Castro dos Santos. O grupo foi recebido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Gustavo Paim, quando discutiram a formalização de um termo de cooperação para viabilizar o projeto da ETA voltada aos assentamentos rurais.

O investimento para a obra já está garantido por meio do programa Água para Todos, vinculado ao Ministério das Cidades, com valor superior a R$ 10 milhões. A iniciativa deve beneficiar inicialmente 186 famílias, com possibilidade de ampliação do atendimento. A estrutura será construída nas proximidades da barragem do Assentamento Conquista da Fronteira, garantindo acesso à água tratada para consumo.

Dando continuidade às tratativas, na quinta-feira (16), técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural estiveram no município para orientar a equipe local sobre os procedimentos técnicos necessários à execução da obra. Participaram o chefe da Divisão de Projetos, Infraestrutura e Reservação de Água, Eduardo Ubel Oslaj, e a engenheira civil Bruna Machado Costa, que se reuniram com representantes da administração municipal e o engenheiro responsável pelo projeto, Maiquel Duarte.

O vice-prefeito André Bexiga destacou o compromisso da gestão com a busca de soluções para o abastecimento no interior. “Nosso compromisso é buscar soluções concretas para melhorar a vida das famílias do interior. A chegada dessa ETA representa dignidade e qualidade de vida”, afirmou.

O coordenador de Projetos, Adriano Castro dos Santos, ressaltou que o avanço é resultado da organização técnica e da captação de recursos. Segundo ele, a equipe identificou a oportunidade por meio do cadastro federal e conduziu o processo até a habilitação do município.

Já o secretário de Administração, Valdinei de Mattos, enfatizou o impacto social da iniciativa, especialmente para comunidades que hoje dependem de poços artesianos e caminhões-pipa para o abastecimento.

A previsão é que o projeto seja apresentado até o final de julho para aprovação, com posterior abertura do processo licitatório para a construção da ETA rural.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br