Segurança
Homem com extenso histórico de furtos em comércio é preso
por Miquéli Romero
Um homem de 39 anos foi preso preventivamente na tarde de quarta-feira, 24, em Bagé, durante uma ação conjunta da Brigada Militar e da Polícia Civil, por meio do Setor de Investigação da 2ª Delegacia de Polícia. A prisão ocorreu após troca de informações entre as forças de segurança. O mandado de prisão preventiva havia sido expedido na noite anterior pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Bagé, a partir de representação do delegado Guilherme Nunes, titular da 2ª DP, com parecer favorável do Ministério Público.
A medida está relacionada a um inquérito policial que investiga um furto qualificado por arrombamento ocorrido na madrugada de 5 de junho deste ano. Conforme a investigação, o suspeito invadiu um estabelecimento comercial localizado na Avenida Presidente Vargas e furtou um notebook, dois telefones celulares e acessórios de informática.
A identificação do investigado foi possível após a análise de imagens de câmeras de monitoramento da região. Segundo a Polícia Civil, a autoria do crime também foi reforçada pela apreensão, realizada pela Brigada Militar ainda na noite do furto, de roupas semelhantes às utilizadas pelo autor durante a ação criminosa. As peças foram encontradas na residência de um familiar do suspeito.
As investigações apontam ainda que o homem teria praticado outros arrombamentos na mesma data, atingindo também um supermercado e uma loja de vestuário na área central da cidade. De acordo com a Polícia Civil, o investigado possui um histórico criminal de mais de 20 anos, com pelo menos sete condenações por crimes patrimoniais, entre eles furtos e roubos. Ele também responde a processos mais recentes por extorsão e estelionato. Outro fator destacado pelas autoridades foi o curto período entre sua última soltura e a nova investigação.
Conforme apurado, o homem havia obtido liberdade em 15 de maio deste ano e, cerca de três semanas depois, voltou a ser investigado por novos crimes. Ainda segundo a polícia, ele chegou a ser preso em flagrante por outro furto ocorrido em um estabelecimento comercial no dia 19 de junho, mas foi posteriormente liberado.
Após a captura, o suspeito foi informado sobre seus direitos, encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) para os procedimentos de praxe e, em seguida, conduzido ao Presídio Regional de Bagé, onde permanece à disposição da Justiça.

