Cidade
Copa Feminina altera período de férias escolares no calendário de 2027
por Suélen Delabari
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 15.421, que estabelece medidas para o período em que o Brasil sediará a Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027. A competição está prevista para ocorrer entre junho e julho, durante aproximadamente 30 dias, período que a nova legislação determina como férias escolares nas redes pública e privada de ensino.
A mudança já mobiliza instituições de ensino e a 13ª Coordenadoria Regional de Educação (13ª CRE). A coordenadora regional, Carmem Bueno, informou que já há uma agenda de reuniões com as entidades envolvidas para discutir alternativas que garantam o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios sem comprometer o calendário escolar.
Uma reunião para tratar do calendário letivo de 2027 está prevista para o dia 24 de julho. “Todos os anos registramos dificuldades no retorno dos alunos às aulas antes do Carnaval. Antecipar o início do ano letivo para janeiro se torna inviável e pode causar prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem”, afirma Carmem.
Segundo a coordenadora, o calendário escolar é tradicionalmente construído de forma conjunta entre a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o Conselho Estadual de Educação (CEEd), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS).

