Esportes
Bagé tem sete novidades para a disputa da Divisão de Acesso
por Yuri Cougo Dias
A poucos dias da estreia na Divisão de Acesso, o Bagé encaminhou a formação do elenco que disputará o Gauchão A-2. Após semanas de mistério sobre os reforços e diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo clube, sete jogadores passaram a integrar as atividades no Estádio Pedra Moura e devem compor o grupo jalde-negro para a competição estadual. A estreia está marcada para domingo, 2, às 15h, diante do União Frederiquense, em Frederico Westphalen.
Nos últimos dias, oportunidades de mercado permitiram que a direção, com apoio de parceiros, reforçasse o plantel para uma competição considerada uma das mais equilibradas dos últimos anos. Em relação ao grupo que disputou a Copa FGF, são sete novidades entre defesa, meio-campo e ataque.
Para o sistema defensivo, o Bagé passou a contar com os zagueiros Edmilson Júnior e Pedro Costa. Aos 25 anos, Edmilson disputou a Divisão de Acesso de 2025 pelo Esportivo e também acumula passagens por Brasil de Farroupilha, Guarani de Venâncio Aires, Lajeadense, Ypiranga e Atlético de Tubarão. Nesta temporada, atuou pelo Barcelona de Ilhéus-BA.
Já Pedro Costa, de 24 anos, chega após conquistar o título da segunda divisão do Campeonato Maranhense pelo Araioses. Em 2025, foi titular do Aimoré na campanha que levou a equipe às semifinais da Divisão de Acesso.
O meio-campo ganhou três opções. O volante Rafael Gelatti, de 24 anos, defendeu o Brasil de Pelotas nas duas últimas temporadas, inclusive enfrentando o Bagé na Copa FGF. Antes, vestiu as camisas de Três Passos, Futebol com Vida, Glória e Brasil de Farroupilha.
Também vindo de disputa recente da Série D do Campeonato Brasileiro, Júlio Rusch, de 29 anos, estava no São Joseense-PR. O volante reúne passagens por Marcílio Dias-SC, Paraná, Botafogo-PB, Confiança-SE, Amazonas e Coritiba.
A terceira novidade para o setor é Vitor Carré, de 30 anos. O jogador defendia o Bonsucesso-RJ e já atuou por XV de Jaú-SP, Carlos Renaux-SC, Rio Branco-PR e São Joseense-PR.
No ataque, dois nomes reforçam o setor ofensivo. Douglas Santos, o DG, de 27 anos, disputou a temporada pelo São Luiz e também passou por Brasil de Pelotas, Itabaiana-SE, Noroeste-SP, Gama-DF, Amazonas e Velo Clube-SP.
Já João Castro, de 25 anos, atuou no Campeonato Gaúcho pelo Novo Hamburgo e, posteriormente, defendeu o Caravaggio na Série B do Campeonato Catarinense, onde marcou seis gols em 15 partidas. O atacante também soma passagens por São José, Monsoon, Garibaldi, CRAC-GO, América-RN e Ceará.
O grupo ainda deve receber mais dois jogadores nos próximos dias, completando a montagem do elenco para a competição.
Em relação às saídas, o zagueiro Diego Rocha acertou transferência para o Glória, outro participante da Divisão de Acesso. Já o lateral-esquerdo Kauê Cardoso e o zagueiro Paulo Breno foram emprestados ao Riograndense, de Rio Grande, para a disputa da Terceirona Gaúcha. Os demais atletas que integraram o elenco da Copa FGF permanecem à disposição da comissão técnica.

