MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Máquinas e Motores

Raridade centenária integra programação do Encontro de Carros Antigos de Bagé

Em 01/08/2026 às 23:28h

por Redação JM

Raridade centenária integra programação do Encontro de Carros Antigos de Bagé | Máquinas e Motores | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Whippet 96 ocupa lugar de destaque no evento / Foto: Thais Oliveira

Um automóvel fabricado há 100 anos será uma das principais atrações do 16º Encontro de Carros Antigos de Bagé, que será realizado nos dias 15 e 16 de agosto. O evento reunirá um Whippet 96 de 1926, montado no Canadá, além de veículos militares, exemplares modificados e modelos que marcaram diferentes décadas da indústria automobilística.

A expectativa da organização é receber entre 800 e mil visitantes e cerca de 200 veículos antigos. O encontro será realizado em espaço público e contará com expositores de diversas cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Uruguai. Para participar da exposição, os automóveis devem ter pelo menos 30 anos de fabricação.

O Whippet 96, do colecionador Paulo Corrêa, ocupa um lugar de destaque por representar um período de mudanças na produção de automóveis. Lançado em 1926 pela fabricante dos Estados Unidos, Willys-Overland, o modelo foi desenvolvido para atender ao segmento de veículos compactos e ampliar o acesso ao automóvel em uma época de expansão da indústria.

Equipado originalmente com motor de quatro cilindros, transmissão manual de três velocidades e freios mecânicos nas quatro rodas, o Whippet contribuiu para consolidar a produção em larga escala de veículos de menor porte. O exemplar de Bagé foi montado no Canadá e integra um grupo cada vez mais restrito de unidades preservadas, tornando sua presença um dos pontos altos da exposição.

Além do Whippet, o público poderá conhecer veículos militares, que integram a programação ao lado de automóveis de diferentes épocas e estilos. Os veículos serão distribuídos em categorias por décadas e também haverá espaço para modelos modificados.

Segundo o organizador do encontro, Lucas Garcia, a cada edição aumenta o número de carros inscritos e de visitantes. O crescimento acompanha a expansão do movimento de colecionadores e o interesse de novos públicos pelo antigomobilismo.

Garcia observa que jovens têm se aproximado cada vez mais do segmento, enquanto os colecionadores enfrentam um desafio comum: encontrar mão de obra especializada para a restauração e manutenção dos veículos. Além da preservação da história do automóvel, o encontro também gera impacto na economia local ao atrair participantes e visitantes de outras cidades e países.

A programação começa no sábado, 15, às 9h, com abertura, inscrições e entrega dos kits aos expositores. A abertura oficial está marcada para as 14h, seguida de show com Robby Lee Rocker, às 16h. As atividades do primeiro dia encerram às 18h.

No domingo, 16, a programação inicia às 8h com café da manhã para os expositores, inscrições e entrega dos kits. Às 10h será realizada a avaliação dos veículos e, às 11h, ocorre a premiação dos destaques da exposição. O encerramento contará com show de Luciano Peres, às 16h, e término do evento às 18h.

A organização orienta os visitantes a respeitarem as demarcações ao redor dos veículos durante toda a exposição, contribuindo para a preservação dos exemplares.

Galeria de Imagens
Leia também em Máquinas e Motores
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br