Região
Manutenção na BR-293 exige atenção de motoristas entre Pelotas, Pinheiro Machado, Bagé e Hulha Negra
por Melissa Louçan
Motoristas que trafegarem pela BR-293, especialmente nos trechos ligados a Bagé, Pinheiro Machado e Hulha Negra, devem redobrar a atenção ao longo da próxima semana. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) programou uma série de serviços na rodovia entre segunda-feira (10) e quinta-feira (13), das 8h às 18h, o que poderá provocar intervenções e alterações pontuais no fluxo de veículos.
Entre Pelotas e Bagé, os trabalhos ocorrerão do km 11,3 ao km 172, com limpeza da faixa de domínio, serviços emergenciais de tapa-buracos e limpeza de sarjetas e dispositivos de drenagem nos trevos de acesso aos municípios. A operação contará com cones e placas de sinalização ao longo dos pontos de serviço.
Mais adiante, entre os quilômetros 90 e 95, no trecho entre Piratini e Pinheiro Machado, estão previstos serviços de fresagem e recomposição do pavimento em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Neste ponto, os motoristas deverão ficar especialmente atentos porque será utilizado o sistema de Pare e Siga, com interrupções alternadas do trânsito para permitir a execução dos trabalhos.
Já nas proximidades de Hulha Negra, no km 159 da BR-293, o DNIT realizará serviços de escavação, execução de sub-base e base no trevo de acesso ao município. A recomendação é que os condutores reduzam a velocidade ao se aproximarem da área e respeitem a sinalização instalada pelas equipes.
Os serviços fazem parte da programação de manutenção do DNIT em rodovias federais do Rio Grande do Sul. A orientação aos motoristas é manter atenção redobrada, respeitar os limites de velocidade e as indicações dos trabalhadores responsáveis pela operação. Em caso de chuva, a execução dos serviços poderá ser adiada.

