MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Projeto da nova Escola Jerônimo avança após sondagem do solo

Em 11/08/2026 às 08:45h
Márlon Castro Posqui

por Márlon Castro Posqui

Projeto da nova Escola Jerônimo avança após sondagem do solo | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prédio foi interditado em junho do ano passado / Foto: Márlon Posqui

A construção do novo prédio da Escola Estadual de Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira, instalada na Vila Residencial, em Candiota, deu mais um passo importante. A empresa responsável pela sondagem do terreno concluiu os trabalhos de campo e já emitiu o laudo geotécnico, documento fundamental para o desenvolvimento dos projetos de engenharia da futura estrutura.

A sondagem do solo é uma das etapas mais importantes antes do início de qualquer obra. O estudo permite identificar as características geotécnicas do terreno, como os diferentes tipos de solo, sua resistência, capacidade de suporte, profundidade das camadas, nível do lençol freático e outras condições que influenciam diretamente na definição da estrutura da edificação.

De acordo com o Coordenador de Obras Públicas, Cesar Vasconcelos, as informações obtidas servirão para definir o tipo de fundação mais adequado ao terreno, garantindo segurança, durabilidade e economia durante a execução da obra.

Conforme Vasconcelos, a principal finalidade da sondagem é justamente fornecer dados técnicos que orientem o projeto estrutural. Caso sejam identificadas características diferentes das inicialmente previstas, o projeto poderá ser ajustado, especialmente em relação às fundações, assegurando o desempenho da futura construção.

Com a conclusão do laudo geotécnico, a próxima etapa consiste na utilização dessas informações para a elaboração e compatibilização dos projetos de engenharia, além da finalização do orçamento e dos demais documentos técnicos exigidos. Somente após essa fase será possível dar continuidade aos procedimentos administrativos necessários para a contratação da execução da obra.

A licitação para a construção do novo prédio ainda não possui data definida. Segundo a 13ª CROP, a publicação do edital depende da conclusão dos estudos técnicos, da finalização dos projetos e da documentação necessária para o processo licitatório.

Em relação ao cronograma divulgado anteriormente, que prevê a conclusão da escola até 2028, a coordenadoria informou que, até o momento, não há alteração oficial. No entanto, o cumprimento desse prazo dependerá da conclusão das etapas técnicas, da realização da licitação e da execução da obra.

A coordenadoria também destacou que ainda não é possível afirmar se existem desafios específicos relacionados ao terreno, uma vez que a função da sondagem é justamente identificar eventuais condicionantes que possam influenciar o projeto. As informações levantadas serão consideradas pelos responsáveis técnicos durante o desenvolvimento da futura edificação.

Durante todo o processo, a 13ª CROP atua na fiscalização e no acompanhamento da execução dos serviços, verificando o cumprimento das especificações técnicas e contratuais. Já a sondagem foi realizada por uma empresa especializada contratada especificamente para essa etapa.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br