MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Agosto Dourado reforça a importância da amamentação e da doação de leite humano

Em 15/08/2026 às 14:06h
Miquéli Romero

por Miquéli Romero

Agosto Dourado reforça a importância da amamentação e da doação de leite humano | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Além de incentivar o aleitamento, o Banco de Leite também chama a atenção para a importância da doação Foto: Divulgação

O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Dourado, dedicada à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Em Bagé, o Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa de Caridade aproveita o período para reforçar a importância da amamentação e incentivar a doação de leite humano, um gesto que pode fazer a diferença na recuperação e no desenvolvimento de recém-nascidos prematuros.

Criada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a campanha busca conscientizar a população sobre os benefícios do leite materno e destacar que apoiar a mulher que amamenta é uma responsabilidade compartilhada entre familiares, profissionais de saúde, empregadores e toda a sociedade.

A campanha também engloba a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada em mais de 120 países. Neste ano, o tema é "Amamentação para um começo de vida sustentável: fortalecer o que funciona", propondo uma reflexão sobre o impacto da amamentação na nutrição infantil, na segurança alimentar e na redução das desigualdades.

Segundo a pediatra e responsável técnica pelo Banco de Leite Humano da Santa Casa, Denise Isabel Zandona, o leite materno é o alimento mais completo para o bebê nos primeiros meses de vida. "O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê. Além disso, protege contra infecções respiratórias, diarreias e contribui para reduzir o risco de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade ao longo da vida."

A médica reforça que a recomendação é iniciar a amamentação ainda na primeira hora de vida, manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, sem oferecer água, chás ou outros alimentos, e continuar amamentando após a introdução da alimentação complementar, até os dois anos de idade ou mais.

Doação ajuda bebês internados na UTI Neonatal

Além de incentivar o aleitamento, o Banco de Leite também chama a atenção para a importância da doação. Todo o leite coletado é destinado aos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal), especialmente os prematuros, que muitas vezes não podem ser amamentados diretamente pelas mães.

Em 2026, até o momento, o Banco de Leite Humano da Santa Casa já coletou 340 litros de leite humano, uma média de 48 litros por mês, quantidade suficiente para atender os bebês internados na unidade neonatal.

Atualmente, cerca de 20 mães estão cadastradas como doadoras, e a coleta externa chega a aproximadamente 30 litros mensais.

"Cada mãe que doa está ajudando outros bebês a terem uma chance maior de recuperação e desenvolvimento. É um ato simples, mas de enorme impacto para as famílias que enfrentam a internação de um filho prematuro", destaca Denise.

Como funciona a doação

Podem ser doadoras mulheres que estejam amamentando, tenham boa saúde e produzam leite além da necessidade do próprio bebê. Após um cadastro e avaliação realizada pela equipe do Banco de Leite, a mãe recebe todas as orientações para realizar a coleta de forma segura em casa, podendo também fazer a coleta direto no Banco.

O leite é armazenado em frascos de vidro esterilizados, fornecidos pelo próprio Banco de Leite. Quando necessário, são realizados exames antes da liberação para a doação.

Um atendimento ainda que vai além, oferecendo suporte para mãe, podendo ser aquela que recém deu a luz, como também, quem já foi pra casa e ainda não conseguiu amamentar. O Banco de Leite Humano da Santa Casa de Caridade de Bagé acontece diariamente, das 7h às 18h, por uma equipe especializada em aleitamento materno, sob supervisão da pediatra Denise Isabel Zandona.

Neste Agosto Dourado, a principal mensagem da campanha permanece atual: amamentar é um ato de cuidado, proteção e amor. E quando há leite excedente, doar significa oferecer esperança e contribuir para salvar vidas desde os primeiros dias de vida. 

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br