Cidade
Smasi divulga balanço de entrega de telhas após eventos climáticos
por Redação JM
O município de Bagé, nos últimos anos, tem sofrido com a passagem de eventos climáticos como chuvas intensas, queda de granizo e vendavais. A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso (Smasi), divulga um balanço de ações realizadas pela pasta, no que se refere a entrega de telhas.
De acordo com o secretário Marlon Monteiro, no ano de 2025, 355 pessoas fizeram inscrição no cadastro da pasta, em que 288 pessoas foram contempladas e 67 tiveram a solicitação negada, pois não se enquadraram nos critérios ou tenham saído do objetivo final da ação de assistência social.
Os critérios para aquisição de telhas obedecem a uma avaliação técnica por profissionais de assistência social e da construção civil. Nessa análise é verificado se a pessoa não contém recursos para custear a reforma do telhado, bem como também a situação estrutural da casa e a quantidade de telhas que deverão ser entregues.
Já neste ano, o cadastro prossegue aberto, tendo até o momento 308 inscrições de pessoas que solicitaram telhas também em eventos anteriores ocorridos em anos da gestão anterior, como 2023 e 2024. “Estamos encerrando as entregas para pessoas que se inscreveram em 2025 e começando a entrega para pessoas que fizeram a inscrição neste ano”, destaca o secretário.
Monteiro detalha ainda que após o vendaval da semana passada, foram atendidas 35 pessoas de 8 a 12 de outubro, em diversos bairros da cidade. “Foram entregues telhas de forma emergencial porque essas residências perderam praticamente todo o telhado de suas casas, não tendo condições de apenas colocar lonas”, explica Marlon Monteiro.
Atendimentos após vendaval
A Prefeitura de Bagé, por meio de secretarias e da Defesa Civil, também prossegue em atendimentos à comunidade devido ao evento climático registrado no dia 8 de outubro. Uma das principais solicitações da população após o vendaval está relacionada a árvores, que foram derrubadas pela força do vento ou estão em situação de queda.
Até este dia 14, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) já realizou 99 atendimentos para essa demanda. Desse montante, 73 pedidos estão relacionados a árvores que já caíram e 26 que estão em risco de queda.
A Semapa destaca que prossegue em trabalhos também de limpeza e recolhimento de galhos, sendo que está realizando uma ação de supressão e poda de árvores para identificar riscos de queda em toda a cidade. “Saliento que as árvores passam por análise de risco feito por técnicos. A Prefeitura de Bagé focará em árvores com risco iminente de queda”, pontua o titular da pasta, Tibério Bassi de Melo.
O secretário ressalta que existem muitas árvores exóticas na cidade, com grande porte, plantadas há muitos anos e que dificultam e até inviabilizam, muitas vezes, sua manutenção, com poda e supressão, porque muitas vezes a pasta necessita contratar guindaste. “Mesmo assim estamos dando toda a atenção necessária a essas demandas pelos riscos que podem ocorrer devido aos eventos climáticos cada vez mais frequentes”, finaliza Tibério Bassi de Melo.

