Empreendedor
Curso capacita profissionais para atuar como assistentes terapêuticos
por Melissa Louçan
A busca por qualificação profissional em áreas ligadas ao desenvolvimento infantil também pode abrir caminhos para quem deseja ingressar em um novo campo de atuação. Em Bagé, o curso de Assistente Terapêutico (AT), ministrado pela neuropsicóloga Márcia Lorena, propõe preparar participantes para atuar no acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco na aplicação de estratégias de intervenção e no desenvolvimento de habilidades.
A capacitação será realizada nos dias 23 e 24 de outubro, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba). A programação começa na sexta-feira, das 19h às 22h, e continua no sábado, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (53) 99902-9386.
O conteúdo será baseado no Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM, na sigla em inglês), abordagem voltada principalmente a crianças pequenas com autismo. A metodologia utiliza os interesses e a motivação da criança para estimular a aprendizagem de habilidades que precisam ser desenvolvidas, respeitando suas características e seu ritmo.
“É uma forma naturalista de ensinar habilidades para as crianças. Então, ele segue a liderança, os desejos e a motivação da criança, e a gente se utiliza disso para ensinar habilidades que estejam em déficit no repertório da criança”, explica Márcia, que possui certificação internacional no modelo.
Na prática, o assistente terapêutico auxilia na aplicação das intervenções, trabalhando aspectos como comunicação, imitação, brincadeiras, interação social, cognição e motricidade. A atuação pode integrar o acompanhamento intensivo da criança, conforme as necessidades identificadas e as orientações dos profissionais responsáveis pelo tratamento. No caso do Modelo Denver, a intervenção pode começar a partir dos 18 meses, quando indicada.
Um dos diferenciais da formação é a possibilidade de participação de pessoas com diferentes trajetórias acadêmicas e profissionais. Não é exigida uma graduação específica, o que permite a inscrição de estudantes e profissionais de áreas como Psicologia, Fonoaudiologia e Pedagogia, além de interessados em se preparar para atuar como assistentes terapêuticos.
O curso também é aberto a familiares de crianças com autismo. Segundo Márcia, pais e mães já participaram de formações anteriores com o objetivo de compreender melhor as estratégias utilizadas nas intervenções e auxiliar os filhos durante as atividades realizadas em casa.
Ao final da capacitação, os participantes recebem certificado de formação como assistente terapêutico. A proposta é oferecer conhecimentos para quem deseja atuar na área e ampliar as possibilidades de acompanhamento e estímulo ao desenvolvimento infantil.

