MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Egressa de Ciências Contábeis da Urcamp palestra em congresso nacional em São Paulo

Em 24/10/2026 às 08:52h

por Redação JM

Egressa de Ciências Contábeis da Urcamp palestra em congresso nacional em São Paulo | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dominique Rochel Gimenes realizou graduação na Urcamp entre 2019 e 2023 / Foto: Divulgação

A egressa do curso de Ciências Contábeis da Urcamp, Dominique Rochel Gimenes, participou como palestrante do Ponto Fora da Curva 2026, evento voltado aos profissionais da contabilidade, realizado em São Paulo, no dia 22 de outubro. Ao lado da professora doutora Fernanda da Silva Momo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ela apresentou pesquisas sobre transformação digital, inovação e adoção de inteligência artificial em escritórios contábeis brasileiros.

Com o título “Inovação do Pequeno ao Grande Escritório: o que os dados revelam sobre Transformação Digital e os Caminhos para Evoluir seu Negócio”, a palestra abordou como organizações contábeis de diferentes portes desenvolvem estratégias para inovar e responder às mudanças tecnológicas do setor. A apresentação destacou o papel da liderança, as diferenças entre pequenos e grandes escritórios e as práticas adotadas para identificar oportunidades, experimentar novas tecnologias e transformar processos organizacionais.

A exposição também trouxe resultados de uma pesquisa sobre a adoção de inteligência artificial nos escritórios contábeis, com destaque para as aplicações da tecnologia, os benefícios identificados e os principais desafios de sua implementação. Os estudos buscaram aproximar a produção científica da realidade dos profissionais que enfrentam, no cotidiano, as exigências da transformação digital.

Dominique graduou-se em Ciências Contábeis pela Urcamp entre 2019 e 2023. Atualmente, é doutoranda em Administração, na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFRGS. Também é mestre em Controladoria e Contabilidade pela mesma universidade.

Para a pesquisadora, a participação no congresso representou uma oportunidade de compartilhar resultados acadêmicos com profissionais da área e ampliar o diálogo entre universidade e mercado. Ela também destacou a importância de dividir o espaço de apresentação com Fernanda Momo, sua orientadora durante o mestrado.

A experiência, segundo Dominique, representa uma conquista pessoal e profissional e reforça a relevância de desenvolver pesquisas capazes de contribuir tanto para o avanço do conhecimento científico quanto para a realidade das organizações contábeis.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br