MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

INMET emite alertas de tempestade para Bagé e região nesta quarta-feira

Em 03/11/2026 às 17:59h

por Melissa Louçan

INMET emite alertas de tempestade para Bagé e região nesta quarta-feira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução/JM

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de tempestade que abrangem Bagé e municípios da região da Campanha para esta quarta-feira, 4 de novembro. Os alertas têm validade das 0h às 23h59min e indicam possibilidade de chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo.

Os comunicados apresentam dois níveis de severidade: perigo potencial, classificado na cor amarela, e perigo, representado pela cor laranja. A região do Sudoeste Rio-grandense aparece entre as áreas afetadas pelos dois avisos.

No alerta de perigo potencial, o Inmet prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia. As rajadas de vento podem variar entre 40 e 60 km/h, com possibilidade de queda de granizo. Nesse cenário, há baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Já o aviso de perigo aponta para condições meteorológicas mais intensas. A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou acumulados de 50 a 100 milímetros no dia, acompanhada de ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo. Neste nível, aumenta o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Orientações

Diante da previsão, o Inmet recomenda cuidados durante possíveis rajadas de vento e temporais. A orientação é evitar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada. No alerta de maior severidade, a orientação é, se possível, desligar os equipamentos elétricos e o quadro geral de energia.

Em caso de emergência ou necessidade de informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br