Saúde
Neuropsicóloga Márcia Lorena, da Clínica do Desenvolvimento Infantil, oferece curso de AT
por Viviane Becker
A Clínica do Desenvolvimento Infantil, referência regional em desenvolvimento infantil e Transtorno do Espectro Autista (TEA), está à frente de uma importante iniciativa de capacitação em Bagé.
Sob a liderança da neuropsicóloga Márcia Lorena Quadros, a clínica anuncia o Curso de Assistente Terapêutico (AT) — uma oportunidade única para quem busca atuar com responsabilidade e empatia no apoio ao desenvolvimento infantil.
A expertise da clínica foi recentemente reafirmada com a participação de sua equipe no 1º Treinamento Internacional do Sistema de Ensino RFT e ACT no Espectro, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2025. O evento trouxe estratégias inovadoras para o trabalho com crianças neurodivergentes, especialmente no que diz respeito à rigidez cognitiva, reforçando o compromisso da clínica com práticas baseadas em evidências e um acompanhamento cada vez mais qualificado. A clínica atua com certificação internacional no Modelo Denver de Intervenção Precoce e também é especializada em ABA – Análise do Comportamento Aplicada, o que solidifica sua posição na área.
Quem pode participar do Curso de Assistente Terapêutico
O Curso de Assistente Terapêutico (AT), ministrado pela neuropsicóloga Márcia Lorena, é projetado para capacitar uma ampla gama de pessoas. Ele é indicado não apenas para profissionais e estudantes das áreas da saúde e educação, mas também para pais, cuidadores e demais interessados em apoiar ativamente o desenvolvimento de pessoas com TEA.
O objetivo principal da formação é auxiliar o paciente a desenvolver autonomia e a transitar melhor em seus ambientes cotidianos, como em casa ou na escola. O curso foca no desenvolvimento de habilidades básicas do desenvolvimento infantil, como imitação, comunicação, interação social, atenção compartilhada, entre outras.
É embasado no Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM), visando promover a aquisição de habilidades essenciais para a continuidade do desenvolvimento dos pacientes. Os assistentes terapêuticos aprendem a aplicar, no dia a dia e de forma intensiva, as estratégias terapêuticas definidas pela equipe clínica, fazendo uma diferença real na vida de crianças e famílias.
Datas e inscrições
As aulas acontecerão nos dias 31 de outubro, 7 e 14 de novembro, das 19h às 22h. Mais informações e inscrições podem ser obtidas através do Instagram @neuropsimarcialorena
Márcia Lorena explica como vai funcionar o curso
Equipe composta por Pamela Santos (AT), Márcia Lorena Quadros (Neuropsicóloga), Bianca Martinez (Psicóloga) e Raquel Barbosa (AT)

