Região
Hulha Negra prepara mutirão de castração com foco em animais de rua
por Érica Alvarenga
Com início previsto após a conclusão do processo licitatório, o município de Hulha Negra irá realizar um mutirão de castração e microchipagem de cerca de 750 animais, priorizando cães e gatos em situação de rua. A ação busca conter o crescimento descontrolado da população animal e reduzir impactos à saúde pública e ao bem-estar da população.
De acordo com a coordenadora do Setor de Meio Ambiente e Defesa Civil, Jocimeri Portes de Oliveira, ainda não há um levantamento oficial sobre o número de animais no município. Segundo ela, esse diagnóstico começará a ser construído a partir da execução do próprio projeto.
“Ainda não temos números consolidados. Vamos construir esse histórico a partir desse processo de castração”, explica.
A maior concentração de animais soltos está na zona urbana, onde, conforme a coordenadora, há maior incidência de abandono e circulação de animais domésticos nas ruas. Já na zona rural, a situação é menos crítica devido à menor densidade populacional.
Embora os registros ainda sejam limitados, o município já contabiliza ocorrências envolvendo ataques de cães. Em 2026, foram registrados mais de seis casos, sendo um deles formalizado por meio de boletim de ocorrência.
Como funcionarão as castrações
O planejamento dos mutirões, incluindo os procedimentos cirúrgicos e o acompanhamento pós-operatório, será realizado em parceria com a Associação Dandara, além do apoio de voluntários da comunidade.
A prioridade inicial será o atendimento de animais em situação de rua. Em um segundo momento, poderão participar famílias inscritas no Cadastro Único, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
As inscrições serão organizadas por meio de um cronograma que ainda será divulgado nas redes oficiais da Prefeitura.
Após os procedimentos, os tutores receberão orientações e medicação para o cuidado dos animais. No caso dos animais de rua, o acompanhamento será feito com o auxílio de voluntários, que irão oferecer casas de passagem durante a recuperação.
Microchipagem e controle
Todos os animais castrados receberão microchip, que irá armazenar dados do tutor e do animal. A medida busca ampliar o controle populacional e responsabilizar os proprietários em caso de maus tratos e abandono. Além disso, os tutores deverão assinar um termo de responsabilidade, e há previsão de fiscalização por parte do poder público.
Continuidade do projeto
Embora o convênio atual contemple cerca de 750 castrações, a Prefeitura pretende dar continuidade às ações com novos recursos.
“Estamos trabalhando para que essas iniciativas se tornem permanentes, como uma política contínua de cuidado e controle dos animais da nossa cidade”, destaca Jocimeri.

