Cidade
Lucio Yanel celebra 80 anos em sessão de autógrafos em Bagé
por Melissa Louçan
O violonista argentino Lucio Yanel, uma das figuras mais emblemáticas da música latino-americana e nome fundamental da música sul-rio-grandense, estará em Bagé neste sábado, 5 , e participa de uma sessão de autógrafos da segunda edição de sua biografia, O Violão Pampeano de Lucio Yanel: memórias de um fazer musical no Sul do Brasil. O encontro acontece das 17h às 18h, na Livraria LEB, com a presença do autor, o músico e pesquisador José Daniel Telles dos Santos, e do próprio homenageado, Lucio Yanel.
A atividade integra a passagem de Yanel por Bagé, onde o músico se apresenta no mesmo dia na 14ª Galponeira de Bagé. A sessão de autógrafos será uma oportunidade para o público conhecer de perto e ouvir as memórias de um artista cuja trajetória se confunde com importantes transformações da música regional gaúcha e cuja contribuição já está inscrita na história cultural e musical do Rio Grande do Sul.
Em 2026, Lucio Yanel celebra 80 anos de idade e 65 anos de carreira. Nascido na Argentina, o violonista chegou ao Rio Grande do Sul em 1982 e, ao longo de mais de quatro décadas de atuação no Sul do Brasil, tornou-se uma referência incontornável para músicos, pesquisadores e apreciadores do violão e da música regional. Sua maneira singular de tocar, aliada à fusão de diferentes tradições musicais do universo pampeano e latino-americano, contribuiu para a formação de novas gerações de instrumentistas e para a consolidação de uma estética violonística marcada por forte identidade regional.
Resultado de 15 anos de pesquisa, a biografia escrita por José Daniel Telles dos Santos reconstrói essa trajetória a partir da História Oral e de ampla investigação documental. A narrativa é construída principalmente a partir das memórias do próprio Yanel, registradas em entrevistas exclusivas, e de depoimentos de importantes violonistas brasileiros, entre eles Marcello Caminha, Maurício Marques, Thiago Colombo e Yamandu Costa. A pesquisa também contou com o acesso ao acervo pessoal do artista, reunindo fotografias, documentos e outros registros que ajudam a compreender sua trajetória artística e sua influência sobre a música produzida no Sul do Brasil.
A obra constitui um registro da história cultural e musical do Rio Grande do Sul e documenta práticas musicais e socioculturais desenvolvidas ao longo de décadas, evidenciando como a atuação de Yanel ultrapassou a dimensão individual de sua carreira, influenciando músicos, repertórios, modos de tocar e formas de compreender o violão no contexto da cultura pampeana.
A primeira edição do livro, publicada pela editora Café Pequeno, foi finalista do VII Prêmio Profissionais da Música, realizado em Brasília em 2022, representando a região Sul do Brasil na categoria Educação – Biografias.
Esta segunda edição amplia o projeto e disponibiliza o conteúdo em diferentes formatos. Além do livro físico, com 290 páginas, o projeto inclui uma versão digital em audiolivro de acesso gratuito, disponibilizada no canal da StreamingSul no YouTube, e a série de podcasts “Yanel e seus tempos”, com dez episódios que reúnem músicas, histórias e curiosidades sobre a trajetória do violonista, disponível no Acervo Digital do Violão Brasileiro.
O livro tem pesquisa e redação de José Daniel Telles dos Santos, Bacharel em Violão e Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Doutor em Música pela Universidade de Aveiro, em Portugal, e docente do Curso de Música da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

