MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mostra Literária transforma histórias infantis em espaço para expressão e vínculo na Escola São Benedito

Em 26/09/2026 às 12:19h
Suélen Delabari

por Suélen Delabari

Mostra Literária transforma histórias infantis em espaço para expressão e vínculo na Escola São Benedito | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atividade realizada neste sábado contou com participação de escritora e psicóloga de Pelotas Foto: Suélen Delabari

A Escola São Benedito realizou, na manhã deste sábado, 26, a Mostra Literária 2026. A atividade reuniu estudantes, professores e familiares em uma programação voltada à literatura e à educação emocional.

Neste ano, a proposta trabalhou a literatura como ferramenta para estimular as crianças a reconhecer e expressar sentimentos, além de fortalecer o diálogo com professores e familiares. A programação também contou com a participação da escritora e psicóloga Ester dos Santos, de Pelotas.

Formada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas, em 2021, Ester desenvolve livros infantis voltados à criação de vínculos entre crianças e adultos. A coleção reúne títulos para diferentes faixas etárias e aborda temas relacionados às emoções e ao cotidiano infantil. “Esses livrinhos são para criar vínculo com os pais, parentes, terapeutas e professores. Não é só uma história, ela já traz um ensino e cria vínculo com as crianças”, explicou Ester.
Além da participação na mostra, a escritora realizou palestras com familiares na sexta-feira, 25. O encontro abordou formas de estimular a leitura em casa e criar um ambiente que favoreça o diálogo e a expressão das crianças.
Segundo a vice-diretora da Escola São Benedito, Filomena Freitas, o trabalho desenvolvido durante o ano envolveu as diferentes etapas de ensino. Na educação infantil, as atividades tiveram foco especial na educação emocional. “A família e o professor também conseguem conhecer o que a criança quer expressar”, destacou Filomena.
A vice-diretora explica que a Mostra Literária integra o calendário anual da escola e representa um momento de compartilhar com as famílias o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do ano. Após a atividade, parte das produções segue para casa, permitindo que o contato com as histórias continue no ambiente familiar.
A programação também contou com atividades de contação de histórias, experiências sensoriais e momentos de interação entre estudantes e familiares.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9167-1673

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br